O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta quinta-feira (26) com alta de 0,26%, aos 121.077,50 pontos. O dólar comercial subiu 0,38%, a R$ 6,17.
Neste pregão pós-natalino, o Ibovespa lutou pela própria recuperação e conseguiu voltar ao patamar dos 121 mil pontos, mesmo sem razões fortes para movimentar o mercado financeiro durante o dia.
Por conta da persistente desconfiança do mercado com o pacote fiscal e o compromisso do Governo Lula com as regras do Arcabouço, unido também ao avanço nos rendimentos dos Treasuries – títulos do Tesouro dos EUA – as taxas dos DIs fecharam com forte alta.
Outro fator de impacto foi uma nova intervenção realizada pelo BC (Banco Central) para conter o avanço do dólar contra o real. Nesse movimento, a autarquia vendeu US$ 3 bilhões de dólares em um leilão à vista.
No quadro externo, as Bolsas de Nova York performaram de lado, também sem grandes impulsos após o feriado e com atenção aos dados do mercado de trabalho dos EUA. Os pedidos auxílio-desemprego na semana encerrada em 21 de dezembro caiu para 219 mil, uma redução de 1 mil em relação à semana anterior. Os números fortalecem a tese de que o mercado de trabalho do país está esfriando.
No radar corporativo, esse cenário das taxas de DIs levaram as ações do varejo à linha negativa, com a Magalu (MGLU3) figurando entre as maiores quedas, junto com a Vivara (VIVA3).
Já na ponta contrária, as ações da IRB (IBBR3) tiveram o maior avanço da sessão, repercutindo um relatório do BTG Pactual (BPAC11) indicado o papel como um dos melhores para o ano que vem.
Mesmo com os preços internacionais do petróleo em queda, as ações ON e PN da Petrobras (PETR3;PETR4) se salvaram e ajudaram a empurrar o Ibovespa para cima.
Outro destaque foi a Embraer (EMBR3), que seguiu valorizando, com acúmulo de ganhos maior que 100% no ano, mesmo após a notícia de que um de seus modelos em operação pela Azerbaijan Airlines, na quarta-feira (25).
O que levou ao acidente foi o sistema russo de defesa aérea, de acordo com informações da “Reuters” baseadas em quatro fontes do Azerbaijão ligadas às investigações. A aeronave caiu após desviar de uma região da Rússia em que Moscou usou suas defesas contra drones ucranianos.
A IRB Brasil (IRBR3) liderou os ganhos do Ibovespa, avançando 11,03%. Logo atrás, 3R Petroleum (BRAV3) e Pão de Açúcar (PCAR3) registraram altas de 7,00% e 4,51%, respectivamente.
Já na ponta negativa, CVC Brasil (CVCB3) liderou as perdas, caindo 7,74%. Em seguida, Magazine Luiza (MGLU3) e Minerva (BEEF3) , com perdas de 6,44% e 4,04%.
Altas e Baixas do Ibovespa: Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) avançam
No setor petrolífero, as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) avançaram 1,26% e 0,38%, respectivamente. Prio (PRIO3) valorizou 1,66%.
Entre as mineradoras e siderúrgicas, a Vale (VALE3) subiu 0,29%. Gerdau (GGBR4) registrou baixa de 0,27%. Usiminas (USIM5) valorizou 0,95%.
No setor bancário, Itaú (ITUB4) e Banco do Brasil (BBAS3) operaram com alta de 0,65% e 1,17%, respectivamente. Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11) seguiram com valorização de 0,78% e 0,98%, em sequência.
Entre as varejistas, Magazine Luiza (MGLU3) caiu 6,45%. As ações das Lojas Americanas (AMER3) recuaram 12,75%. Casas Bahia (BHIA3) desvalorizou 2,81%.
Índices do exterior fecharam mistos
Em Wall Street, os índices S&P 500 caiu 0,02%, enquanto o Nasdaq avançou 0,01%. Já o Dow Jones avançou 0,10%.