O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera em queda, durante o pregão desta quarta-feira (8), devido a um ambiente de aversão ao risco, com apenas três ações em alta por volta do meio-dia.
Por volta das 13h13 (horário de Brasília) o marcados presentava uma queda de 1,05%, aos 119.905 pontos.
Já o dólar comercial seguia o sentido contrário do índice, ao passo que avançava 0,42%, cotado a R$ 6,12.
Ibovespa recua com receio sobre exportações
Além das preocupações fiscais puxarem o Ibovespa, há receios sobre uma possível diminuição na demanda por exportações brasileiras, já que Trump estaria avaliando declarar uma emergência econômica nacional como justificativa para a imposição de tarifas.
O dólar deve consolidar seu domínio no mercado cambial global este ano, com poucos obstáculos para seus ganhos robustos. Uma parte significativa dos analistas consultados pela Reuters prevê que a moeda dos EUA atingirá a paridade com o euro já em 2025.
Quando questionados sobre a possibilidade de o euro atingir a paridade com o dólar em 2025, uma ampla maioria de economistas, 24 de 38 entrevistados, confirmou essa expectativa na pesquisa realizada entre 3 e 8 de janeiro.
Dentre esses, a maioria acredita que essa paridade ocorrerá ainda no primeiro semestre deste ano.
Em 2024, o dólar avançou mais de 7% em relação a uma cesta de outras moedas, um desempenho ligeiramente inferior ao ganho de 8% registrado em 2022, o que levou o euro a se aproximar da paridade com o dólar, tocando uma mínima de mais de dois anos, de 1,02 dólar em 2 de janeiro.
EUA
Os principais índices de Wall Street começaram o dia com variações discretas nesta quarta-feira (8), enquanto os investidores analisavam dados de emprego abaixo das expectativas e refletiam sobre a informação de que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, está considerando declarar uma emergência econômica nacional.
A notícia acabou arrastando as bolsas de Nova York para o território negativo, elevando os rendimentos dos Treasuries em meio à especulação de que o Federal Reserve poderia desacelerar os cortes nas taxas de juros.
Contudo, declarações otimistas de Christopher Waller, do Fed, sobre a possibilidade de flexibilização ainda este ano, ajudaram a amenizar o cenário.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: -0,05%
S&P 500: -0,18%
Nasdaq: -0,34%