Pré-mercado

Café com BPM: bolsas globais abrem semana em queda; CPI agita agenda

O grande evento desta semana será o índice de preços ao consumidor (CPI) de dezembro dos EUA

Foto: Canva
Foto: Canva

As bolsas globais começam o primeiro pregão da semana, segunda-feira (13), em queda, refletindo os dados econômicos do mercado de trabalho dos EUA divulgados na última sexta-feira (10).

O grande evento desta semana será o índice de preços ao consumidor (CPI) de dezembro dos EUA, marcado para quarta-feira (14). Este dado é visto como um teste crucial para a política monetária do Fed, especialmente após o payroll robusto e diante das ações protecionistas e do expansionismo fiscal de Trump.

Nos EUA, também inicia a temporada de balanços trimestrais, com os grandes bancos avaliando a força da economia.

Durante a semana, seis gigantes do setor financeiro divulgarão seus resultados: Citi, Goldman Sachs, JPMorgan e Wells Fargo na quarta-feira (14); BofA e Morgan Stanley na quinta-feira (15). Esses números surgem em meio a uma percepção de dinamismo no cenário econômico norte-americano.

No Brasil, o desempenho da economia será monitorado pelos dados de novembro do IBC-Br, divulgados na quinta-feira (15), e pelo volume de serviços de novembro, que será divulgado na quarta-feira (14). No entanto, o grande destaque será a inflação nos EUA.

EUA

Os índices futuros dos EUA iniciam a semana em baixa nesta segunda-feira (13), à medida que os investidores se preparam para uma série de dados importantes, incluindo a inflação de dezembro e os resultados dos grandes bancos.

Após um relatório de empregos (payroll) mais forte do que o esperado na semana passada, que resultou em queda nas ações, o mercado está preocupado com a possibilidade de o Fed adotar uma postura mais cautelosa, o que geraria incertezas sobre eventuais cortes nas taxas de juros.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,20%

S&P 500 Futuro: -0,48%

Nasdaq Futuro: -0,69%

Bolsas asiáticas

Os mercados da Ásia-Pacífico encerraram o dia no vermelho, após o relatório de empregos dos EUA ter diminuído as expectativas de cortes rápidos nas taxas de juros pelo Fed.

Na China, as exportações e importações de dezembro superaram as previsões. As exportações cresceram 10,7% em relação ao ano anterior, superando a expectativa de 7,3%, enquanto as importações surpreenderam com um aumento de 1%, contrariando a previsão de queda de 1,5%.

Shanghai SE (China), -0,25%

Nikkei (Japão): fechado por feriado

Hang Seng Index (Hong Kong): -1,00%

Kospi (Coreia do Sul): -1,04%

ASX 200 (Austrália): -1,23%

Bolsas europeias

Os mercados europeus também operam em baixa, com investidores atentos aos rendimentos dos títulos do governo da zona do euro e do Reino Unido, após os rendimentos atingirem novas máximas de vários meses na semana passada.

FTSE 100 (Reino Unido): -0,33%

DAX (Alemanha): -0,36%

CAC 40 (França): -0,39%

FTSE MIB (Itália): -0,35%

STOXX 600: -0,54%

Agenda do dia

Indicadores

▪️05h00 – Brasil/Fipe: IPC da 1ª quadrissemana de janeiro

▪️08h25 – Brasil/BC: Boletim Focus

▪️10h00 – Brasil/BC: 5ª edição piloto da pesquisa Firmus

▪️13h00 – EUA/Fed NY: Expectativas de inflação – dezembro

▪️15h00 – Brasil/Mdic: Balança comercial semanal

▪️11h00 – Lula tem reunião com Haddad, Rui Costa e líderes do governo no Congresso

Eventos

▪️10h00 – BC: Diogo Guillen participa de live da Bradesco Asset