Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa tem queda limitada por Vale; dólar recua

A mineradora é impulsionada pelo aumento nos preços do minério de ferro na China

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, opera em com oscilações durante o pregão desta terça-feira (14), sendo sustentado pela valorização de Vale (VALE3), impulsionada pelo aumento nos preços do minério de ferro na China, embalado pelas importações recordes e um superávit comercial crescente.

Por volta das 12h38 (horário de Brasília) o marcador apresentava um leve ganho de 0,06%, aos 119.086 pontos.

Já o dólar comercial seguia o sentido contrário do índice, ao passo que recuava 0,58%, cotado a R$ 6,06.

Ibovespa apresenta dia sem direção clara; MRV&Co se destaca

O Ibovespa teve uma sessão sem tendência definida nesta terça-feira, com investidores ainda buscando sinais positivos para o mercado de ações brasileiro. A MRV&Co se destacou de forma positiva após divulgar a prévia operacional do último trimestre de 2024.

Às 11h09, o principal índice da bolsa brasileira caía 0,22%, marcando 118.747,98 pontos. Durante o dia, o índice variou entre 118.579,70 pontos (-0,36%) na mínima e 119.439,14 pontos (+0,36%) na máxima. O volume financeiro era de 2,7 bilhões de reais.

Estrategistas do BTG Pactual comentaram que esperam que investidores aproveitem as valorizações para reduzir suas posições, destacando que, em conversas recentes com clientes, não houve sinais de urgência em buscar o “fundo do poço”.

Os juros futuros recuam, enquanto os rendimentos dos Treasuries apresentam variações mistas.

EUA

Os principais índices de Wall Street iniciaram a sessão em território positivo nesta terça-feira, com os investidores absorvendo dados que indicaram uma inflação ao produtor nos EUA abaixo das expectativas, o que os levou a revisar as perspectivas sobre a política monetária do Federal Reserve para este ano.

Os preços ao produtor nos EUA ficaram abaixo das expectativas, aliviando as preocupações sobre possíveis aumentos nas taxas de juros, enquanto surgem informações sobre a possível implementação gradual de tarifas sob Trump.

Os dados de inflação divulgados hoje ajudam a preparar o terreno para os números do CPI de amanhã, que devem mostrar uma leve alta, com potencial para fortalecer o dólar e ajustar as expectativas sobre os cortes de juros do Fed.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,36%

S&P 500: +0,23%

Nasdaq: +0,29%