Pré-mercado

Café com BPM: bolsas sobem á espera do CPI

Um CPI robusto poderia reforçar a expectativa de que o FOMC descartaria a possibilidade de corte de juros neste ano

Foto: Canva
Foto: Canva

Os mercados financeiros globais registram predominantemente alta, com os EUA destacando-se nesta quarta-feira (15), devido ao início da temporada de resultados trimestrais dos bancos e à divulgação do CPI (Índice de Preços ao Consumidor) de dezembro, às 10h30(horário de Brasília).

Um CPI robusto poderia reforçar a expectativa de que o FOMC descartaria a possibilidade de corte de juros neste ano, e até abriria espaço para uma possível alta, algo que parecia improvável até recentemente, mas que ganhou força após o payroll.

Por outro lado, uma inflação mais moderada seria bem-vinda para aliviar a tensão dos investidores, especialmente com o aumento do protecionismo tarifário de Trump, embora haja uma crescente expectativa por uma política monetária mais gradual.

Na véspera, além da esperança de que o novo presidente possa adotar uma abordagem mais amena, a desaceleração inesperada do PPI em dezembro (abaixo) ajudou a conter a recente alta das taxas de curto prazo dos Treasuries.

No entanto, a cautela continua hoje, dado o peso que o CPI assume diante das pressões inflacionárias. Analistas esperam que os preços ao consumidor apresentem uma alta de 0,3% em dezembro, semelhante ao ritmo de novembro.

EUA

O pré-mercado americano desta quarta-feira (15) apresenta ganhos. Após a divulgação de um aumento moderado no PPI (índice de preços ao produtor) na última terça-feira (14), os investidores agora aguardam o CPI (índice de preços ao consumidor) em busca de sinais sobre a direção futura da política monetária do Fed (Federal Reserve).

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,07%

S&P 500 Futuro: +0,06%

Nasdaq Futuro: +0,13%

Bolsas asiáticas

Nos mercados da Ásia-Pacífico, o fechamento foi sem tendência clara. O Banco Popular da China realizou uma injeção substancial de liquidez de curto prazo em seu sistema financeiro, visando aumentar a oferta de dinheiro diante da escassez provocada pela proximidade do feriado de Ano Novo.

Como resultado, as taxas de empréstimos interbancários de curto prazo na China caíram.

Shanghai SE (China), +0,43%

Nikkei (Japão): -0,08%

Hang Seng Index (Hong Kong): +0,34%

Kospi (Coreia do Sul): -0,02%

ASX 200 (Austrália): +0,22%

Bolsas europeias

Na Europa, as bolsas operam em alta, com os investidores aguardando os novos dados de inflação dos EUA e as informações sobre a produção industrial na zona do euro.

O FTSE 100, de Londres, avançava 0,7%, após a divulgação de que a inflação no Reino Unido caiu para 2,5%, abaixo da expectativa do mercado. Economistas consultados pela Reuters previam que o índice se mantivesse em 2,6%, como no mês de novembro.

FTSE 100 (Reino Unido): +0,73%

DAX (Alemanha): +0,10%

CAC 40 (França): -0,11%

FTSE MIB (Itália): +0,24%

STOXX 600: +0,24%

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta terça-feira (14) com alta de 0,25%, aos 119.298,67 pontos. O dólar comercial caiu 0,85%, a R$ 6,04.

A movimentação do Ibovespa ficou a encargo da inflação dos EUA, que mexeu novamente com as expectativas em torno das taxas de juros. Apesar de dados positivos, o índice seguiu com bastante volatilidade.

Radar corporativo

Bradesco (BBDC4) precificou, na tarde desta terça-feira (14), uma emissão de US$ 750 milhões em bonds com prazo de cinco anos e taxa de 6,7% ao ano — inferior à taxa inicial de aproximadamente 7%.

Além disso, com investidores questionando se a Petrobras (PETR4) deve ajustar os preços dos combustíveis, o Goldman Sachs reforçou a recomendação de compra para as ações da petroleira, com um potencial de valorização superior a 20%, pois entende que preços do petróleo mais elevados tendem a compensar margens baixas num ambiente de preços do diesel estáveis.

Agenda do dia

Indicadores

▪️04h00 – Reino Unido/ONS: CPI e PPI de dezembro

▪️06h00 – Alemanha/Destatis: PIB de 2024

▪️06h00 – França: AIE divulga relatório mensal de petróleo

▪️07h00 – Zona do euro/Eurostat: Produção industrial – nov

▪️09h00 – Brasil/IBGE: Volume de serviços em novembro

▪️10h30 – EUA/Deptº do Trabalho: CPI de dezembro

▪️10h30 – EUA/Fed NY: Índice industrial Empire State – jan

▪️12h30 – EUA/DoE: Estoques de petróleo

▪️14h30 – Brasil/Tesouro: Primário do governo central – nov

▪️14h30 – Brasil/BC: Fluxo cambial semanal

▪️16h00 – EUA/Fed: Livro Bege

▪️22h00 – Coreia do Sul: BC divulga decisão de política monetária

▪️Opep divulga relatório mensal de petróleo

  • Eventos
  • ▪️09h30 – Lula reúne-se com Haddad e outros ministros para definir vetos à tributária
  • ▪️11h20 – Thomas Barkin (Fed de Richmond) participa de evento
  • ▪️12h00 – Neel Kashkari (Fed de Minneapolis) discursa
  • ▪️13h00 – John Williams (Fed de NY) participa de evento
  • ▪️14h00 – Austan Goolsbee (Fed de Chicago) discursa em fórum

▪️NY/Antes da abertura: BlackRock, Citigroup, Goldman Sachs, JPMorgan, Wells Fargo

Balanços

▪️NY/Antes da abertura: BlackRock, Citigroup, Goldman Sachs, JPMorgan, Wells Fargo