O Bank of America (BofA) reportou nesta quinta-feira (16) um lucro líquido de US$ 6,7 bilhões no quarto trimestre de 2024, um aumento significativo de 116% em relação aos US$ 3,1 bilhões obtidos no mesmo período do ano passado.
O aumento foi impulsionado pelo desempenho robusto de sua divisão de banco de investimentos, especialmente com o retorno das operações de fusões e aquisições. Além disso, a instituição projeta um crescimento nas receitas de juros em 2025.
Esse resultado reflete a tendência observada entre outros grandes bancos de Wall Street, como JPMorgan, Goldman Sachs, Wells Fargo e Citigroup, cujos lucros também foram favorecidos pela recuperação nas atividades de negociação e pela performance positiva dos mercados acionários.
“Todas as fontes de receita aumentaram, e observamos um crescimento melhor do que o do setor em depósitos e empréstimos”, disse o presidente-executivo, do BofA, Brian Moynihan. “Esse amplo impulso prepara 2025 muito bem.”
Resultados do BofA surpreende com alta de 11,29%
O Bank of America (NYSE: BAC) anunciou um lucro por ação (LPA) de $0,82 no quarto trimestre, superando a previsão dos analistas de $0,77 por $0,05. A receita totalizou $25,3 bilhões, ligeiramente acima da estimativa de $25,1 bilhões do mercado.
As ações da instituição fecharam em $47,10, registrando um crescimento de 11,29% nos últimos três meses e um impressionante aumento de 48,11% nos últimos 12 meses.
Nos últimos 90 dias, o banco recebeu 2 revisões positivas e 8 negativas em relação ao seu LPA.
Expectativas para 2025 impulsiona resultados
Os bancos estão otimistas quanto a 2025, esperando um ano mais forte para negócios, impulsionados pelas políticas pró-empresas prometidas pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.
O Bank of America (BofA) viu um aumento de 44% nas comissões de seu banco de investimento, alcançando 1,7 bilhão de dólares no quarto trimestre, em comparação ao ano anterior. No setor bancário como um todo, a receita global de bancos de investimento cresceu 26%, totalizando 86,8 bilhões de dólares, com destaque para o crescimento de 33% na América do Norte, conforme dados da Dealogic. O BofA obteve a terceira maior receita global entre os bancos.
A recuperação dos mercados acionários também teve um impacto positivo, com o índice S&P 500 registrando uma impressionante alta de 23,3% em 2024, logo após a eleição de Trump.
O lucro líquido do Bank of America aumentou para 6,7 bilhões de dólares, ou 0,82 dólar por ação, comparado a 3,1 bilhões de dólares, ou 0,35 dólar por ação, no mesmo período do ano anterior.