DeepSeek

Nasdaq cai mais de 3% com perdas em ações de techs

A startup chinesa DeepSeek lançou um assistente gratuito que, de acordo com a empresa, usa chips de baixo custo e menos dados

Ibovespa / Foto: CanvaPro
Ibovespa / Foto: CanvaPro

O Nasdaq e o S&P 500 chegaram às suas mínimas de uma semana nesta segunda-feira (27), à medida que o avanço da popularidade de um modelo chinês de IA (inteligência artificial) de baixo custo deteriorou as ações da Nvidia (NVDC34) e de outras companhias que se beneficiam de investimentos em IA.

A startup chinesa DeepSeek lançou um assistente gratuito que, de acordo com a empresa, usa chips de baixo custo e menos dados, aparentemente desafiando a aposta geral nos mercados de que a IA impulsionará a demanda ao longo de uma cadeia de suprimentos, desde fabricantes de chips até data centers.

“É muito cedo para descrever o DeepSeek como uma ameaça existencial às soluções de IA baseadas nos EUA”, afirmou Richard Hunter, diretor de mercado da Interactive Investor. As informações foram obtidas pelo “InfoMoney”.

“É quase certo que isso colocará o gato entre os pombos, à medida que os investidores se esforçam para avaliar os possíveis danos que isso pode causar em um setor em expansão, que impulsionou grande parte do ganho observado nos principais índices nos últimos dois anos”, acrescentou.

Nasdaq e S&P 500 registram novos recordes após falas de Powell

Com os investidores digerindo as falas de Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve), Banco Central dos EUA, ao ser sabatinado no Senado dos EUA, os índices Nasdaq e S&P 500 fecharam alcançando novas máximas históricas.

Mesmo com um fechamento positivo, o S&P 500 e o Nasdaq operaram com variações. Mas a sessão foi marcada pela boa performance do setor financeiro, em meio aos sinais de Powell sobre alterações na regulação bancária.

Em Wall Street, o índice Dow Jones fechou com queda de 0,13%, aos 39.291,97 pontos. Já o índice S&P 500 encerrou com alta de 0,07%, a 5.576,98 pontos, ao passo que o índice Nasdaq avançou 0,14%, aos 18.429,29 pontos.

Entre os setores do S&P 500, o financeiro foi o que teve o melhor desempenho no dia, ao avançar 0,65%. Os agentes ficaram bastante atentos às falas de Powell no Senado, onde o dirigente defendeu as alterações na regulação bancária, um tema que foi o foco das discussões durante a sabatina.