Economia

Oeste da Bahia lidera irrigação da agricultura no Brasil

A Bahia se consolidou no portagonismo da agricultura nacional, com a área irrigada passando de 232,8 mil hectares para 332,5 mil hectares

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um levantamento da Embrapa milho e sorgo revelou que o Oeste da Bahia assumiu a liderança como maior polo de agricultura irrigada do Brasil. Anteriormente, esse posto era ocupado pela região Noroeste de Minas Gerais, mas o avanço expressivo na adoção de tecnologias e práticas sustentáveis na Bahia mudou o cenário. 

A área irrigada passou de 232,8 mil hectares para 332,5 mil hectares, de 2002 a outubro de 2024, consolidando o protagonismo da Bahia no cenário da agricultura nacional, segundo o portal “Agrolink”.

Os principais destaques entre os municípios da região da Bahia foram São Desidério e Barreiras. O primeiro lidera o ranking nacional com 91,6 mil hectares irrigados, enquanto o segundo ocupa o segundo lugar com 60,9 mil hectares. 

A Embrapa utiliza imagens de satélites Sentinel, cruzados com informações da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), para obter os dados.

Governo investiu R$ 11,3 bi na agricultura familiar

 Dados do ministério do Desenvolvimento Agrário mostram que o governo encerrou 2024 com cerca de R$11,3 bilhões de reais investidos na agricultura familiar, as informações foram apuradas pelo portal Veja.

O programa Mais Alimentos, que atua na modernização da produção de pequenos produtores, cresceu 46% no número de operações de crédito, que passaram de 187.000 contratos, em 2023, para 274.000 contratos no ano passado.

“O objetivo é não apenas modernizar as propriedades, mas também fortalecer a segurança alimentar, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável no Brasil”, diz o ministério.