
As bolsas globais apresentam movimentos variados no pré-mercado desta quarta-feira (29), com atenção voltada para a reunião do Fomc. Espera-se que, às 16h (horário de Brasília), o comitê anuncie uma pausa no ciclo de cortes de juros nos EUA, mantendo a taxa na faixa de 4,25% a 4,50%.
A grande expectativa recai sobre a entrevista de Jerome Powell, marcada para às 16h30, onde os investidores esperam obter pistas sobre os próximos passos do Fed.
Embora a pressão de Donald Trump por juros mais baixos não deva ser abordada pelo presidente do Fed, a ameaça de tarifas pode manter o tom cauteloso da comunicação.
No Brasil, o Copom já sinalizou que a Selic será elevada em 1 ponto percentual não só hoje, mas também em março, deixando pouco espaço para surpresas. Com isso, após às 18h30, a taxa básica no país deverá atingir 13,25%.
Além das dificuldades externas, o Banco Central enfrenta desafios internos, como a inflação em alta e a contínua deterioração das expectativas econômicas, em um cenário fiscal que permanece como a principal preocupação do mercado.
EUA
Os índices futuros dos EUA estão em queda nesta quarta-feira (29), enquanto os investidores aguardam com expectativa a decisão do Federal Reserve (Fed) sobre a política monetária e os comentários do presidente Jerome Powell.
Os contratos futuros de fundos do Fed indicam quase 100% de probabilidade de que o banco central optará por manter as taxas inalteradas entre 4,25% e 4,50%, apesar das pressões de Donald Trump por uma redução nas taxas, conforme dados do CME Group.
Na agenda desta quarta-feira (29), grandes empresas como Meta Platforms, proprietária do Facebook, Microsoft e Tesla devem divulgar seus resultados financeiros.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: -0,06%
S&P 500 Futuro: +0,14%
Nasdaq Futuro: +0,44%
Bolsas asiáticas
No Japão, o índice Nikkei subiu, interrompendo uma sequência de três dias de quedas. A ata da reunião de dezembro do Banco do Japão, divulgada nesta quarta-feira, revelou que os membros discutiram a possibilidade de taxas de juros neutras.
Na Austrália, o índice de ações também avançou, impulsionado por uma inflação mais amena, o que elevou as expectativas de um possível corte de juros na próxima reunião do Reserve Bank.
Os mercados de Taiwan, Coreia do Sul, Hong Kong e China estão fechados devido aos feriados do Ano Novo Lunar.
hanghai SE (China), fechado por feriado
Nikkei (Japão): +1,02%
Hang Seng Index (Hong Kong):fechado por feriado
Kospi (Coreia do Sul): fechado por feriado
ASX 200 (Austrália): +0,57%
Bolsas europeias
Na Europa, os mercados operam sem uma tendência clara, à medida que a preocupação global sobre a disputa tecnológica entre os EUA e a China diminui.
O fabricante holandês de equipamentos semicondutores ASML teve um grande avanço de 11% após reportar resultados do quarto trimestre superiores às expectativas, com vendas líquidas e lucro robustos.
Além disso, as reservas líquidas, um indicador importante da demanda, aumentaram 169% em comparação com o trimestre anterior.
FTSE 100 (Reino Unido): +0,02%
DAX (Alemanha): +0,37%
CAC 40 (França): -0,38%
FTSE MIB (Itália): +0,33%
STOXX 600: +0,47%
Ibovespa: relembre a véspera
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão da última terça-feira (28) com queda de 0,64%, aos 124.059,32 pontos, em um movimento de cautela dos investidores. O dólar comercial fecha em queda de 0,74%, a R$ 5,86.
O cenário está mais calmo para o Ibovespa, com uma “pausa” nas questões políticas, enquanto o Congresso está de férias. Além disso, na sessão que antecede a chamada “super quarta”, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não fez nenhum pronunciamento que gerasse algum tipo de volatilidade para o mercado.
Agenda do dia
Indicadores
▪️04h00 – Alemanha/GfK: Confiança do consumidor
▪️08h00 – Brasil/FGV: Confiança da Indústria – jan
▪️12h30 – EUA/DoE: Estoques de petróleo
▪️14h30 – Brasil/BC: Fluxo cambial semanal
- Eventos
- ▪️09h30 – Petrobras tem reunião do conselho de administração
- ▪️10h20 – Brasil: BC faz leilão de linha de até US$ 2 bilhões
- ▪️11h15 – Reino Unido: Andrew Bailey (BoE) testemunha no Comitê do Tesouro
- ▪️11h45 – Canadá: BC anuncia decisão de política monetária
- ▪️15h00 – Lula se reúne com CEOs de bancos e ministros
- ▪️16h00 – EUA/Fed anuncia decisão de política monetária
- ▪️16h30 – EUA/Fed: Jerome Powell concede coletiva
- ▪️18h35 – Brasil: Copom anuncia decisão de política monetária
- ▪️China: Feriado do Ano Novo Lunar
▪️NY/Após o fechamento: Meta, Microsoft, Tesla, IBM, Whirpool
Balanços
▪️NY/Após o fechamento: Meta, Microsoft, Tesla, IBM, Whirpool