Para 2025

Piracanjuba planeja 20 lançamentos, após compra da Emana

A companhia de lácteos agora entra no setor de alimentos e planeja investir principalmente em produtos zero lactose

Piracanjuba
Foto: Piracanjuba / Divulgação

O Grupo Piracanjuba planeja lançar 20 novos produtos neste ano, após ter realizado, no ano passado, a primeira aquisição de sua história, com a compra da Emana, empresa de suplementos cofundada pelo apresentador Rodrigo Hilbert. As informações são do “AgFeed”.

A companhia de lácteos agora entra no setor de alimentos e planeja investir principalmente em produtos zero lactose. Com a expansão, a meta é um crescimento de dois dígitos nos negócios do grupo até o dezembro.

O grupo é dono das marcas Piracanjuba, LeitBom e tem como licenciadas a Almond Breeze, Ninho e Molico (para leite longa vida). A empresa tem 300 produtos em seu portfólio.

Com a aquisição, a Piracanjuba começa a trabalhar no setor de alimentos, que representa 2% de seus negócios, enquanto 98% estão no setor lácteo, segundo informações do “AgFeed”. Aos poucos, a companhia está disponibilizando os produtos da Emana nos mercados onde a Piracanjuba está presente.

Focando nessa expansão e consolidação em um segmento novo, a empresa não planeja fazer novas aquisições neste momento, explicou o presidente do grupo, Luiz Claudio Lorenzo, ao “AgFeed”.

A receita líquida anual do grupo é de R$ 8,24 bilhões, com alta de 7,3% no último ano e ativo total de R$ 3,9 bilhões, de acordo com ranking publicado pelo “Globo Rural”.

Cooxupé faz sociedade com Agrobom para comercializar cereais

A Cooxupé (Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé), maior cooperativa de café do mundo, anunciou uma sociedade com a empresa de grãos Agrobom. Com isso, a cooperativa entra oficialmente no mercado de cereais, passando, também, a receber, vender e exportar soja e milho.

Segundo o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto de Melo, em entrevista ao “Globo Rural”, a estreia da empresa no mercado de cereais atende a uma demanda dos cafeicultores, que cada vez mais incluem a soja e o milho entre seus cultivos.

Além de ver potencial na produção desses grãos (especialmente da soja) entre os cooperados, a cooperativa pretende atrair novos produtores que trabalham com essas culturas.

A Cooxupé tem 20 mil cooperados, localizados em Minas Gerais e São Paulo, e começou sua estruturação para comercializar milho e soja em 2024. No ano passado, a cooperativa teve uma produção recorde de 5,9 milhões de sacas de 60 kg de café processado, com 80% de sua produção destinada à exportação, segundo resultados divulgados nesta semana.