Após concluir seu processo de reestruturação de dívida, a Unigel teve sua nota de crédito global elevada pela S&P Global Ratings de “D” para “CCC”, e a nota nacional foi ajustada de “D” para “brB+”, com perspectiva positiva.
A agência de classificação de riscos destaca que, com a conclusão da recuperação extrajudicial, a empresa trocou R$ 5,1 bilhões em dívidas por dois novos instrumentos financeiros.
Embora a Unigel não enfrente necessidades de liquidez imediatas, a S&P observa que a empresa ainda lida com desafios impostos pelas condições adversas do setor químico.
A perspectiva positiva sugere que a classificação de crédito pode ser novamente elevada, caso haja maior clareza sobre a estratégia da empresa e o avanço do plano de negócios apresentado ao mercado.
Os analistas Luísa Vilhena, Victor Soriani e Diego Ocampo destacam esses pontos como essenciais para a avaliação futura.
Unigel conclui processo de recuperação extrajudicial
A Unigel concluiu, na última quinta-feira (30), o processo de recuperação extrajudicial iniciado em fevereiro de 2024.
O encerramento da operação ocorreu após o cumprimento total das condições estabelecidas previamente, resultando na finalização da reestruturação financeira e no fortalecimento de seu capital.
Com a conclusão desse processo, os credores disponibilizaram uma nova linha de crédito de aproximadamente R$ 600 milhões, sendo 30% desse valor destinado à finalização da construção da fábrica de Ácido Sulfúrico, que já está em fase final.
Além disso, a companhia conseguiu reduzir sua dívida financeira em mais de 50%.
A Unigel agora entra em uma nova fase, com uma governança renovada e mais plural, capaz de dar suporte ao crescimento de seus negócios.
O Conselho de Administração, eleito em assembleia extraordinária, passa a contar com sete membros: três representantes da família, três dos credores e um independente.
A mudança de CEO também faz parte dessa transformação, com Dario Gaeta assumindo o cargo, substituindo Roberto Noronha Santos, que agora integra o Conselho de Administração.
Com essas mudanças, a Unigel inicia 2025 de forma revigorada, pronta para seguir seu plano estratégico, com foco no estireno e no projeto de ácido sulfúrico, embora ciente dos desafios do mercado.
A empresa permanece comprometida com sua história e legado, buscando continuar sendo uma das principais no setor químico brasileiro, com a dedicação de sua equipe talentosa e focada na excelência e nos resultados.