O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, a B3, opera em queda durante o pregão desta sexta-feira (7), impactado pela divulgação do Payroll que veio abaixo das expectativas.
Por volta das 12h43 (horário de Brasília) o marcador recuava 0,60%, aos 125.471 pontos.
Já o dólar comercial seguia no mesmo sentido do índice, ao passo que perdia força em uma desvalorização de 0,34%, cotado a R$ 5,74.
O dólar recuava em relação ao real nesta sexta-feira, refletindo uma queda semanal à medida que os investidores digeriam os dados do payroll.
A criação de 143 mil vagas de emprego nos EUA em janeiro foi abaixo das expectativas, mas a taxa de desemprego caiu para 4,0%, superando as previsões. Esse cenário ajudou o real a se fortalecer, embora as reações no exterior ainda fossem mistas.
Os números de emprego nos EUA indicam uma desaceleração do mercado de trabalho, com o governo revisando o número de vagas criadas em dezembro para 307 mil.
No entanto, a queda na taxa de desemprego para 4,0% sugere que o mercado continua saudável, o que poderia dar ao Federal Reserve mais margem para reduzir os juros no futuro.
Ibovespa tenta estabilidade repercutindo falas de Haddad
O Ibovespa busca estabilidade, enquanto os investidores também avaliavam a entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à Rádio Cidade de Pernambuco.
Haddad comentou que a recente queda do dólar contribuirá para a redução dos preços dos alimentos no médio prazo. “A política que estamos adotando para ajustar o dólar terá efeitos nas próximas semanas”, afirmou o ministro, sem detalhar as ações específicas que estão sendo implementadas.
O chefe da pasta também atribuiu a alta do dólar no final de 2024 à eleição de Donald Trump, mas destacou que a moeda já está perdendo força, o que também deve ajudar a diminuir os preços dos alimentos no futuro.
EUA
Os mercados de ações nos EUA iniciaram o pregão desta sexta-feira (7) sem uma direção clara, mas logo passaram a operar em leve alta, com os investidores focados nos dados do relatório de empregos (“payroll”), que indicam um mercado de trabalho ainda robusto no país.
O setor de tecnologia ajudou a impulsionar os índices, embora as ações tenham sofrido pressão devido ao desempenho da Amazon após a divulgação de seu balanço do quarto trimestre.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: -0,24%
S&P 500:-0,24%
Nasdaq: -0,50%