O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasielira, a B3, opera no positico durante o pregão desta segunda-feira (10), impulsionado por ganhos generalizados nas ações, especialmente entre as grandes empresas do setor bancário.
Por volta das 12h30 (horário de Brasília) o marcador apresentava um ganho de 0,75%, aos 125.559 pontos.
O dólar comercial seguia o sentido contrário do índice, ao passo que apresentava uma queda de 0,16%, coatdo a R$ 5,78.
Após iniciar o dia com uma alta em meio ao receio de uma intensificação das tarifas pelo governo dos EUA, o dólar perdeu força e passou a apresentar recuo.
O minério de ferro registrou um avanço de 0,79% em Dalian nesta segunda-feira (10), enquanto o petróleo também segue com ganhos, refletindo preocupações com a oferta após os EUA implementarem sanções a uma rede internacional que facilita o transporte de petróleo do Irã para a China.
Ibovespa sobe com apoio de bancos
O Ibovespa segue sustentando os ganhos do início do primeiro pregão da semana, embora com impulso reduzido.
Os papéis de bancos, como Bradesco (BBDC4) e Itaú (ITUB4), contribuem significativamente para o avanço do índice, enquanto os investidores monitoram as políticas tarifárias de Donald Trump.
Entre as principais valorizadas do pregão, as ações ordinárias da Yduqs (YDUQ3) registrava um crescimento de 4,28%, seguida poelos papéis ordinários Magazine Luiza (MGLU3) com alta de 4,10%. Já as ações preferenciais do Bradesco subiam 3,09% e as do Itaú avançavam 1,80%.
Nos próximos dias, o mercado estará atento a eventos relevantes, como os dados de inflação nos EUA e no Brasil, além do depoimento semestral de Jerome Powell, presidente do Fed, no Congresso.
O relatório do payroll, com bons resultados de emprego, pode reforçar a expectativa de um único corte na taxa de juros do Fed este ano.
EUA
Nos EUA, as bolsas iniciaram a semana com forte recuperação após perdas na última sessão.
O mercado repercute as declarações de Trump, que prometeu aumentar as tarifas sobre alumínio e aço e impor tarifas recíprocas a outros países ainda esta semana.
Dentre as ações em destaque, as do McDonald’s subiam 4,26%, após a divulgação dos resultados trimestrais, que, embora abaixo das expectativas de mercado, não impediram a valorização.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: +0,30%
S&P 500: +0,71%
Nasdaq: +1,20%