Negócios

Carrefour e Atacadão (CRFB3) confirmam plano de aquisição total de ativos

o Grupo Carrefour francês afirmou que pretende, de fato, aumentar sua participação na subsidiária brasileira dos 67,4% atuais para 100%

Foto: Carrefour/Divulgação
Foto: Carrefour/Divulgação

Após a repercussão de notícias sobre um potencial negócio que estaria sendo estudado pelo Grupo Carrefour na França, para aquisição total das ações da subsidiária brasileira Atacadão/Carrefour Brasil (CRFB3), ambas as empresas confirmaram a proposta. O negócio, se concluído, significa a deslistagem da CRFB3 da Bolsa brasileira.

Conforme explicado pela subsidiária brasileira, a proposta compreende que cada ação ordinária da companhia será substituída por uma ação resgatável Classe A, Classe B ou Classe C de emissão da MergerSub, escritural e sem valor nominal. A empresa indicou também que a escolha da classe de Ações Resgatáveis ficará a critério de cada acionista, durante o período de opção após a aprovação da Potencial Transação.

Do outro lado, o Grupo Carrefour francês afirmou que pretende, de fato, aumentar sua participação na subsidiária dos 67,4% atuais para 100%, “reafirmando sua confiança na trajetória de crescimento da sua filial e seu potencial de criação de valor”.

“Além disso, o fechamento de capital permitirá uma gestão mais ágil e um maior foco na execução. O Carrefour está assim a reafirmar o seu compromisso com o Brasil e continuará a investir no crescimento e desenvolvimento de suas atividades no país”, consta em fato relevante do Grupo.

Alexandre Bompard, Presidente e CEO do Grupo Carrefour, declarou que a operação é um passo importante para a companhia francesa consolidar sua liderança no Brasil, reforçando que o Grupo está crescendo no País com um modelo de negócios competitivo e uma série de aquisições.

“A compra de todos os ativos do Carrefour Brasil completa esta estratégia de posicionamento no mercado e permitirá que a nossa gestão local se concentre na condução da excelência operacional e comercial. Estamos convencidos de que esta decisão é uma excelente oportunidade para a afetação dos recursos do Grupo e que irá gerar valor sustentável para os nossos clientes, colaboradores, parceiros e acionistas”, afirmou o executivo.

Carrefour (CRFB3) vende 11 lojas do Nacional para grupo gaúcho

Carrefour (CRFB3) vendeu 11 lojas da rede Nacional para o grupo gaúcho Osmar Nicolini, em transação de menos de R$ 50 milhões concluída na terça-feira (17), apurou o “Valor Econômico”. O movimento faz parte do plano do Carrefour de se desfazer de supermercados no Sul e Sudeste.

O grupo também tem planos de vender todas as 64 lojas das redes Nacional e Bompreço ainda na primeira metade de 2025, por cerca de R$ 400 milhões. O Carrefour controlava as marcas desde que adquiriu o Grupo Big, em 2021.

A venda das lojas do Nacional ao Osmar Nicolini ainda precisa ser aprovada pela Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e passar por negociações de locação dos imóveis.

As unidades do Nacional e Bompreço também já passaram pela gestão da portuguesa Sonae, da americana Walmart e da holandesa Ahold.

As lojas vendidas estão localizadas nos municípios de Alegrete, Bagé, Camaquã, Dom Pedrito, Pelotas, Rosário do Sul, Santa Cruz, Santa Maria, Santa Rosa e São Borja. O grupo Osmar Nicolini deve manter o total de funcionários.