A demanda asiática vai impulsionar a exportação de soja do Brasil em 2025. De acordo com a Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) o País vai processar mais soja do que o esperado na previsão feita no início do ano.
As exportações de farelo de soja foram revisadas em 23,6 milhões de toneladas para este ano, em comparação a estimativa de 22,9 milhões previstas em janeiro. O processamento de soja tem planejado atingir a máxima histórica de 57,5 milhões neste ano.
Segundo a agência Reuters, a nova previsão poderá superar o recorde de 23,14 milhões de toneladas obtido em 2024, conforme dados da Abiove. O que está impulsionando as exportações de farelo de soja é o crescimento do mercado asiático”, afirmou o diretor de Economia e Assuntos Regulatórios da Abiove, Daniel Furlan Amaral.
O Brasil é o segundo maior exportador global de farelo de soja, atrás da Argentina.
Soja: safra 2024/25 deve ser ainda maior que o esperado
O Brasil deve colher a maior safra de soja da história em 2024/25, ainda maior que as expectativas iniciais, segundo previsões da consultoria “Safras & Mercado”. As perdas em razão do clima no Rio Grande do Sul e em Mato Grosso do Sul devem ser mais que superadas pela produção de outros estados, principalmente Mato Grosso.
A estimativa do “Safras & Mercado” é de que a produção de soja do país alcance 174,88 milhões de toneladas em 2024/25, com alta de 14,8% em relação ao ciclo anterior, com 152,3 milhões de toneladas. O volume projetado também supera em 0,67% a previsão divulgada pela consultoria em 10 de janeiro, de 173,71 milhões de toneladas.
A área plantada da oleaginosa deve crescer 2,2%, para 47,47 milhões de hectares, ante 46,45 milhões de hectares em 2023/24. Enquanto isso, a produtividade média deve passar de 3.295 quilos por hectare para 3.702 quilos.
Segundo a consultoria, os principais motivos da alta nas previsões foram o quadro climático atual e o andamento da colheita.