Inflação

PPI: inflação ao produtor sobe 0,4% nos EUA, acima do esperado

Já o núcleo do índice, que exclui itens mais voláteis como energia e alimentação, subiu 0,3%

PPI
EUA / Freepik

O PPI (índice de preços ao produtor) dos EUA cresceu 0,4% em janeiro, de acordo com dados do BLS (Escritório de Estatísticas Trabalhistas) divulgados nesta quinta-feira (13). A alta ficou acima das expectativas de analistas, que previam um aumento de 0,3%. Já o núcleo do índice, que exclui itens mais voláteis como energia e alimentação, subiu 0,3%.

O núcleo do PPI está dentro das expectativas do mercado. Em relação a janeiro de 2024, o núcleo do PPI cresceu 3,4%, contra um aumento de 3,3% em dezembro.

O BLS também divulgou uma correção no índice de dezembro, que avançou 0,5% considerando todos os itens e 0,4% no núcleo.

Na quarta-feira (12), o CPI (índice de preços ao consumidor) teve uma alta que surpreendeu analistas, de 0,5%, levando o presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, a dizer que “os dados mostraram que a autoridade monetária ainda não atingiu seu objetivo contra a inflação”.

Os índices de inflação acima do previsto podem fazer com que o Fed não só pare de cortar juros, como também que volte a elevar a taxa.

CPI dos EUA sobe 0,5% em janeiro, acima do esperado

CPI (índice de preços ao consumidor) dos EUA teve uma elevação de 0,5% em janeiro em relação ao mês anterior, quando havia subido 0,4% em dezembro. Economistas esperavam um aumento mais modesto de 0,3% para o período.

No acumulado de 12 meses, o CPI registrou um aumento de 3% em janeiro, comparado ao crescimento de 2,9% observado em dezembro. A previsão era de que o índice se mantivesse na mesma taxa de 2,9%.

O núcleo do CPI, que exclui alimentos e energia, que são mais voláteis, subiu 0,4% em janeiro de 2025, após um aumento de 0,2% em dezembro de 2024. O resultado ficou acima da expectativa de um aumento de 0,3%.

No comparativo anual, o núcleo da inflação cresceu 3,3%, superando os 3,2% de dezembro e também a previsão de uma alta de 3,1%.