A Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (14), revelou que a taxa de desocupação no Brasil foi de 6,2% no quarto trimestre.
Em 2024, o desemprego atingiu os menores níveis da história em 14 estados brasileiros. Contudo, os números referentes ao quarto trimestre mostram uma desaceleração na redução das taxas de desocupação.
Em 24 das 27 unidades da federação, o índice se manteve estável. Somente os estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná registraram queda no indicador, com as taxas diminuindo de 5,1% para 4,5%, 5,0% para 4,3% e 4,0% para 3,3%, respectivamente.
Pnad x Caged
A Pnad oferece dados sobre trabalhadores formais e informais, sendo divulgada mensalmente com informações referentes ao trimestre.
A coleta de dados ocorre em 210 mil domicílios, distribuídos por 3.500 municípios em todo o Brasil.
Outra pesquisa relevante é a do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), realizada pelo Ministério do Trabalho.
Esta pesquisa foca exclusivamente no mercado de trabalho com carteira assinada, com base nas informações fornecidas pelas empresas ao ministério.