Pré-mercado

Café com BPM: bolsas globais mistas com balanço da Nvidia

Agentes do mercado aguardam a divulgação do PIB nos EUA nesta quinta-feira (27) e os dados de inflação, com a divulgação do PCE na sexta-feira (28)

Bolsas
Foto:Freepik

As bolsas globais estão em alta nesta quinta-feira (27), com investidores reagindo ao balanço da Nvidia, que foi divulgado na quarta-feira (26). Os resultados da empresa não foram ruins, mas também não foram excepcionais, como os investidores estavam acostumado. Isto causou decepção.

Agentes do mercado aguardam a divulgação do PIB nos EUA nesta quinta-feira (27) e os dados de inflação, com a divulgação do PCE na sexta-feira (28). Eles buscam por mais sinais de desaceleração da economia do país norte-americano, que vem mostrando uma sequência de dados fracos.

As expectativas ficaram ainda mais pessimistas após o secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmar que a economia está “frágil por baixo da superfície”. Porém, do lado mais otimista está a possibilidade de um acordo entre EUA e Ucrânia. O foco também continua sobre a política tarifária dos EUA.

No Brasil, a quinta-feira (27) deve ser marcada pelos dados de emprego. Na quarta-feira (26), houver surpresa com os dados do Caged, que mostrou uma criação de 137 mil vagas de emprego em janeiro. Isto pressionou os juros e levou o dólar a R$ 5,81. O Ibovespa caiu 0,40%.

As incertezas aumentaram após declarações do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT), contra a alta da Selic. Além do cenário do emprego, as atenções estão voltadas ao IGP-M, a reuniões do G20, aos dados de auxílio-desemprego nos EUA e às falas de membros do Fed (Federal Reserve)

EUA

O presidente do país norte-americano, Donald Trump, afirmou que as tarifas ao México e Canadá vão ser implementadas em 2 de abril e que também vão ser impostas taxas de 25% aos produtos da UE (União Europeia). As declarações ocorreram na primeira reunião de gabinete do presidente, na quarta-feira (26).

Os investidores também aguardam os dados sobre pedidos semanais de auxílio-desemprego e a revisão do PIB do quarto trimestre. Enquanto isso, acompanham notícias sobre as negociações entre EUA e Ucrânia, à espera de um acordo. Para sexta-feira (28), está prevista a divulgação dos dados de inflação, com o PCE.

Agentes do mercado seguem acompanhando as falas de membros do Fed, que vêm repetindo a mensagem de cautela nas decisões sobre os juros. Também reagem ao balanço da Nvidia, que, apesar de ter superado projeções de lucro, teve queda em suas ações no after hours.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,26%

S&P 500 Futuro: +0,57%

Nasdaq Futuro: +0,64%

Bolsas asiáticas

As bolsas da Ásia-Pacífico fecharam mistas, após alta nos mercados dos EUA em meio a mais ameaças tarifárias de Trump.

Shanghai SE (China): +0,23%

Nikkei (Japão): +0,30%

Hang Seng Index (Hong Kong): -0,29%

Kospi (Coreia do Sul): -0,73%

ASX 200 (Austrália): +0,33%

Bolsas europeias

Os mercados europeus operam majoritariamente em queda depois das ameaças de Trump de implementar tarifas de 25% às importações da UE. Na agenda de dados econômicos, a Europa reage nesta quinta-feira (27) aos números de emprego na Alemanha.

Além disso, vão ser divulgados os preços ao produtor na França, a inflação ao consumidor na Espanha e o PIB da Suíça. Daqui a uma semana, o BCE vai começar a próxima rodada de reuniões dos bancos centrais. Investidores esperam um corte de juros de 0,25 p.p. (ponto percentual).

Agentes do mercado também aguardam mais dois cortes na taxa até setembro. Os indicadores divulgados nesta quinta-feira (27) podem oferecer mais pistas sobre as próximas decisões. Em meio a esse cenário, Londres é a única em alta, impulsionada pela Rolls-Royce.

FTSE 100 (Reino Unido): +0,21%

DAX (Alemanha): -0,87%

CAC 40 (França): -0,15%

FTSE MIB (Itália): -1,17%

STOXX 600: -0,32%

Ibovespa: relembre o último pregão

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta quarta-feira (26) com baixa de 0,96%, aos 124.768,71 pontos. O dólar comercial subiu 0,83%, a R$ 5,80.

O crescimento extraordinário no número de empregos no Brasil acentuou a aversão ao risco entre os investidores e causou um abalo ao Ibovespa nesta sessão. 

Agenda do dia

Indicadores
▪️ 08h00 – FGV: IGP-M de fevereiro
▪️ 08h30 – BC: Déficit em c/c em janeiro
▪️ 09h00 – IBGE: Desemprego da Pnad contínua do trimestre até janeiro
▪️ 10h30 – EUA: Pedidos de auxílio-desemprego
▪️ 10h30 – EUA: Encomendas de bens duráveis em janeiro
▪️ 10h30 – EUA: Revisão do PIB/4Tri
▪️ 12h00 – EUA: Vendas pendentes de imóveis em janeiro
▪️ 14h30 – Tesouro: Resultado do Governo Central em janeiro
Eventos
▪️ 09h30 – BCE divulga ata
▪️ 11h15 – EUA: Jeffrey Schmid (Fed) fala em fórum
▪️ 12h00 – EUA: Michael Barr (Fed) discursa
▪️ 13h45 – EUA: Michelle Bowman (Fed) discursa
▪️ 15h15 – EUA: Beth Hammack (Fed) discursa em evento
▪️ 17h15 – EUA: Patrick Harker (Fed) fala em evento
Balanços
▪️ Brasil/Antes da Abertura: Embraer, Fleury e Localiza
▪️ NY/ Antes da abertura: Telefónica