O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que sua decisão por pausar as novas tarifas recíprocas por 90 dias foi porque achava que “as pessoas estavam se descontrolando um pouco. Estavam ficando agitadas”, após o anúncio das tarifas na semana passada.
“O que estava acontecendo conosco em termos de comércio, não apenas com, sabe, se analisarmos bem, não apenas com a China, mas a China foi de longe o maior abusador da história, e outros também – mas alguém tinha que fazer isso. Alguém tinha de parar [isso] porque não era sustentável”, disse Trump na Casa Branca à CNN Internacional.
Na entrevista, o republicano destacou a iniciativa para negociação por parte dos países afetados pelas tarifas.
“Todos eles querem fazer um acordo – alguém tinha de fazer o que nós fizemos, e eu fiz uma pausa de 90 dias para as pessoas que não retaliaram, porque lhes disseram: ‘Se vocês retaliarem, nós duplicamos o preço’”, disse.
“E foi isso que fiz com a China, porque eles retaliaram, por isso vamos ver como tudo vai correr bem. Acho que vai resultar muito bem”, prosseguiu o presidente, segundo o veículo.
Porém, com a pressão sobre a reviravolta na suspensão das tarifas, Trump disse ainda que “é preciso ter flexibilidade”, ao reconhecer que sua equipe estava monitorando os mercados em busca de reações.
Trump aumenta tarifas para China a 125%
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que elevará as tarifas sobre a China para 125% e que pausará, por 90 dias, as tarifas recíprocas extras para outros países.
“Com base na falta de respeito que a China demonstrou para com os mercados mundiais, estou aumentando a tarifa cobrada da China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato”, disse Trump, em sua rede TruthSocial, no começo da tarde desta quarta-feira (9), como apurou a Exame.
“Em algum momento, espero que, no futuro próximo, a China perceba que os dias de explorar os EUA e outros países não são mais sustentáveis ou aceitáveis”, acrescentou.
Contudo, ele afirmou que, considerando o fato de que mais de 75 países convocaram representantes dos EUA — incluindo os Departamentos de Comércio, Tesouro e a USTR — para negociar uma solução sobre os temas discutidos relacionados ao comércio, e ele autorizou uma flexibilização temporária. “Esses países não retaliaram, sob minha forte sugestão, de nenhuma forma contra os Estados Unidos. Autorizei uma pausa de 90 dias e uma tarifa recíproca substancialmente reduzida durante esse período, de 10%, também com efeito imediato”, concluiu Trump.