
“O Cacau é importante, mas apenas um dos nossos ingredientes”, afirmou o diretor de assuntos corporativos da Ferrero para a América do Sul, Fernando Careli. A empresa italiana tem driblado a alta dos preços da commodity no período da Páscoa.
Segundo Careli, o diferencial do ponto de vista empresarial está em buscar eficiência em toda a sua cadeia, desde a produção até a logística. “Equilibrar os custos e garantir que o consumidor continue tendo acesso aos nossos produtos sem arcar com aumentos proporcionais aos das matérias primas”, comentou.
A empresa chega à Páscoa brasileira com a estratégia de apostar na categoria de presenteáveis. Os produtos vão desde caixas com quatro bombons e preços mais acessíveis até ovos de maior valor.
De acordo com o encarregado, a verticalização da produção foi uma das decisões mais importantes da companhia e permitiu maior controle da cadeia produtiva.
A empresa tem parceria com um programa de desenvolvimento agroindustrial na Itália e colabora com universidades e institutos de pesquisa para o avançar no cultivo responsável da fruta.
A produção das Aveleiras, no entanto, é extremamente exigente e necessita de frio, vento e umidade em patamares específicos. Essa dificuldade torna a estratégia da Ferrero mais valiosa em termos de mercado.
Ferrero tem aliada de longa data
Uma das aliadas da Ferrero e matéria prima de longa data em seus produtos é a avelã. O fruto está presente em suas mercadorias como Ferrero Rocher, Kinder Ovo e Nutella, além de ocupar um papel central na receita e estratégia da companhia.
“A avelã é nosso ingrediente símbolo. Ele não apenas define o sabor dos nossos produtos como também nos permite ter um controle completo de qualidade e sustentabilidade”, afirma o executivo.
Fundada em 1964, a companhia se consolidou como uma das maiores da indústria de alimentos com foco em chocolates e doces. O ano fiscal encerrado em agosto de 2024 trouxe um faturamento de US$ 20,89 bilhões.