A Panvel, uma das maiores redes farmacêuticas do País, ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão de receita no digital, valor que representa 20,5% da receita bruta global da companhia em 2024, que foi de R$ 5,05 bilhões.
A fatia que representa as vendas digitais englobam plataformas diversificadas, como aplicativo, site, marketplace, social commerce, vendas por telefone e super apps.
O dado aponta um crescimento exponencial dessa fatia de vendas, que é pensada para ser cada vez mais relevante e estratégica, para atender as necessidades e as exigências de experiência dos clientes.
Um comparativo da empresa aponta que, em 2019, essa participação era de 10%, ou seja, dobrou em um período de 5 anos (2019/2024).
“Nosso esforço diário é entender com profundidade o comportamento e as necessidades do cliente, para poder aprimorar a sua jornada. Para isso, criamos mecanismos dentro do ambiente digital e triplicamos nossa capilaridade logística, que agora conta com 250 hubs de entrega, para que o tempo de entrega fosse reduzido para menos de 60 minutos. Hoje, entregamos cerca de 60% dos pedidos antes de uma hora e estamos avançando muito na entrega de 30 minutos”, aponta o diretor de Digital e Cliente, Tiago Souto.
Alguns mecanismos próprios do ambiente digital citados pelo executivo são uma carteira de cupons personalizada, a oferta de 100% do mix de produtos disponíveis – incluindo receitas digitais com token para medicamentos controlados – reconhecimento de receitas médicas por IA, lembretes para medicamentos de uso contínuo, um aplicativo para teste virtual de maquiagem e uma carteira de saúde digital, com histórico de vacinação.
“Somente em tecnologia, foram mais de R$ 40 milhões de investimentos nos últimos 5 anos. Agora, chegou a hora de colher os frutos desses investimentos e direcionar esforços no relacionamento com clientes e personalização do atendimento. Os números alcançados reforçam a nossa visão e confiança no futuro e estão em linha com a nossa meta de ser a farmácia mais digital do Brasil, com foco em criar uma excelente jornada de compra e relacionamento com todas as gerações de consumidores”, resume o diretor.
Sobre a Panvel
Com 50 anos de história e mais de 600 filiais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a Panvel está entre as principais redes de farmácias da Região Sul do Brasil. Com mais de 15 mil itens à venda, entre medicamentos e produtos de higiene e beleza, e mais de mil produtos da marca própria da Panvel, incluindo maquiagem, proteção solar, ortopédicos, infantis e cuidados masculinos.