
O Ibovespa, principal índice do mercado acionário nacional, iniciou o primeiro pregão da semana reduzida por conta do feriado de Tiradentes, em queda com a tensão comercial fixada no radar do mercado. O tema que percorre desde o início de meados de março, também deve ser o foco dos investidores ao longo desta semana.
Além disso, o desconforto do mercado também paira sobre pressão do presidente dos EUA, Donald Trump contra o presidente do Federal Reserve (banco central norte-americano), Jero e Powell.
Por volta das 10h18 (horário de Brasília) o marcador operava com um recuo de 0,58%, aos 128.894 pontos.
O dólar comercial inicava a sessão no mesmo rítimo do ínce, ao passo que recuava 0,61%, cotado a R$ 5,77.
A moeda norte-americana operava em baixa frente ao real, acompanhando o enfraquecimento da moeda americana diante de outras divisas de países emergentes.
Mercado acompanha escalada de pressão de Trump com Powell
A movimentação reflete a resposta do mercado aos recentes ataques do presidente dos EUA, Donald Trump, ao presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, enquanto investidores seguem atentos a novidades sobre a política tarifária.
Após o feriado prolongado que manteve os mercados brasileiros fechados por quatro dias, a retomada das negociações promete ser marcada por instabilidade e postura defensiva dos investidores.
O cenário externo contribui para esse clima de tensão: o ex-presidente Donald Trump voltou a criticar duramente Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, alimentando incertezas em torno da condução da política monetária nos Estados Unidos.
As bolsas internacionais já reagiram negativamente às declarações, o que pode influenciar diretamente o desempenho dos ativos locais. E o ambiente global continua carregado: além dos ataques verbais de Trump, o dia também será marcado por novas falas de membros do Fed — apelidados de “Fed boys” —, que tendem a movimentar ainda mais os mercados.
O pano de fundo é o embate cada vez mais explícito entre a política econômica norte-americana e o banco central do país, com foco nas decisões sobre os juros.
A tensão entre Casa Branca e Fed se reflete em aumento da aversão ao risco, atingindo mercados emergentes como o Brasil. Por aqui, os olhos também se voltam para a nova edição do Boletim Focus, que pode adicionar mais elementos ao dia já carregado de expectativa.
EUA
Na manhã desta terça-feira (22), os índices futuros dos EUA apresentam leve recuperação após as perdas da véspera, refletindo o alívio temporário em meio às incertezas políticas e econômicas.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: -2,48%
S&P 500 Futuro: -2,36%
Nasdaq Futuro: -2,55%
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 08h25 – BC: Boletim Focus
▪️ 11h00 – EUA/Fed deRichmond: Atividade industrial e serviços de abril
▪️ 11h00 – Zona do euro: Confiança do consumidor em abril
Eventos
▪️ 10h00 – Galípolo participa de audiência pública na CAE do Senado
▪️ 10h00 – EUA/Fed: Phillip Jefferson discursa
▪️ 10h30 – EUA/Fed: Patrick Harker fala
Balanços
▪️ NY/depois do fechamento: Tesla
▪️ Brasil/depois do fechamento: Agrogalaxy