Em um novo capítulo da guerra tarifária que se estende entre os EUA e a China, o governo norte-americano está considerando reduzir as tarifas impostas sobre as importações chinesas, segundo o The Wall Street Journal nesta quarta-feira (23).
A apuração indicou que as tarifas dos EUA sobre a China provavelmente devem cair para um patamar entre 50% e 65%, segundo fontes do veículo.
As reduções seriam uma tentativa do governo norte-americano de conter a escalada das tensões com Pequim, que tem prejudicado nos últimos dias, sobretudo, o mercado financeiro do país e também ao redor do mundo.
“Faremos um acordo justo com a China”, disse Trump a repórteres na quarta-feira, porém o republicano não abordou os detalhes da reportagem do Wall Street Journal.
Enquanto isso, o porta-voz da Casa Branca, Kush Desai, afirmou que qualquer notícia sobre tarifas é “pura especulação”, a menos que venha diretamente de Trump.
EUA se aproxima de acordo com a China, diz Casa Branca
As autoridades dos EUA estão avançando em um acordo comercial com a China, segundo um comunicado da Casa Branca nesta terça-feira (22). O acordo viria em meio à escalada da troca de tarifas recíprocas entre os países.
Uma equipe com 34 integrantes norte-americanos foi enviada por Washington a Pequim nesta semana para avançar nas negociações. A Casa Branca também informou ainda que, no momento, há 18 propostas para acordos comerciais na mesa.
“Perguntei ao presidente sobre isso antes de vir para cá, e ele quis que eu compartilhasse com todos vocês que estamos indo muito bem em relação a um possível acordo comercial com a China”, disse Karoline Leavitt, a repórteres.