Motivo desconhecido

Europa: o que se sabe sobre apagão que causou caos em diversos países

Na Espanha, restaurantes e lojas ficaram sem luz, e o Aberto de Tênis de Madri foi suspenso

Foto: Pexels / energia
Foto: Pexels / energia

Um enorme apagão atingiu Portugal, Espanha e outros países da Europa nesta segunda-feira (28), provocando confusão e problemas em diversos serviços.

Na Espanha, restaurantes e lojas ficaram sem luz, e o Aberto de Tênis de Madri foi suspenso. Assim como em Portugal, o metrô parou de funcionar, assim como os semáforos, causando grande caos no trânsito. Nas redes sociais, circularam vídeos de passageiros caminhando pelas estações escuras de metrô.

Os aeroportos também registraram diversos cancelamentos: pelo menos 96 voos partindo de Portugal foram cancelados, sendo Lisboa o aeroporto mais afetado (30% das partidas canceladas). A companhia aérea portuguesa TAP chegou a fazer um alerta para que passageiros não se dirigissem ao aeroporto. Na Espanha, 45 partidas foram canceladas.

Real motivo do apagão em parte da Europa ainda é desconhecido

Ainda não se sabe a causa exata do apagão que deixou milhares de pessoas sem luz, telefone, internet e transporte. No entanto, o primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, bem como o presidente do Conselho Europeu, afirmaram que “não há indícios” de que um ataque cibernético esteja por trás do corte de energia.

Mais tarde, a entidade comercial que representa o setor elétrico na Europa informou ao programa The World Tonight, da BBC, que ocorreu um problema com a conexão de energia entre a França e a Espanha.

O secretário-geral da Eurelectric, Kristian Ruby, descreveu a interrupção como “algo muito, muito raro”.

“Houve um problema técnico específico que surgiu e, portanto, a rede espanhola foi desconectada da rede europeia mais ampla hoje mais cedo”, afirmou Ruby, de acordo com a BBC. “Agora, a julgar apenas por essa situação, não se poderia imaginar que isso causaria um corte de energia em toda a Península Ibérica, então minha avaliação é que provavelmente houve outros elementos nessa equação que causaram essa situação”, acrescentou.

Nos dois países, centenas de pessoas correram para caixas eletrônicos para saques em dinheiro, já que muitas lojas não conseguiam receber pagamentos com cartões.

A Espanha chegou a declarar estado de emergência para as regiões que solicitaram. Até o momento, Madri, Andaluzia e Extremadura solicitaram que o governo central assumisse a ordem pública e outras funções.

Por volta das 21h em Madri (16h em Brasília), o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, declarou que a eletricidade havia sido restabelecida em algumas áreas do norte e do sul do país. Na sequência, a operadora de energia espanhola Red Eléctrica comunicou que mais de 20% da capacidade de energia afetada do país havia sido restaurada.

O fornecimento de energia elétrica está sendo “restaurado progressivamente”, destacou a operadora em uma publicação na plataforma de mídia social X.