A plataforma de streaming de música e vídeos Spotify reportou lucro de US$256 milhões no primeiro trimestre de 2025. O resultado denota uma alta de 14,2% na comparação anual e veio acompanhado de um crescimento na receita da empresa de 15% sobre a mesma base de comparação mensal. O Spotify alcançou US$ 4,78 de receita ao longo do período, acima das expectativas.
Daniel Ek, diretor-presidente da companhia, expressou que os dados refletem operações saudáveis da empresa. “O curto prazo pode apresentar alguns desafios, mas permanecemos confiantes com nossos fundamentos”, completou.
A plataforma chegou a 678 milhões de usuários mensais ativos ao final de março de 2025, um crescimento de 10% na base anual. O número de usuários pagos cresceu 12%, chegando a 268 milhões de usuários. O Spotify prevê que a base de usuários cresça ainda mais no segundo trimestre, consolidando um alcance de 689 milhões de pessoas com 273 milhões de usuários pagos.
Apesar do aumento de utilizadores, as métricas de crescimento estão abaixo do consenso de mercado, o que revela uma cautela da companhia, em consonância com o comentário do presidente da empresa. O mercado provisiona receita de US$ 4,89 bilhões para o segundo semestre.
Spotify frustra no lucro operacional
O lucro operacional da empresa resultou em US$ 579 milhões, abaixo da expectativa da própria plataforma. O spotify citou encargos mais altos do que o esperado, o que inflacionou despesas com impostos na folha de pagamento associado a salários de funcionários e benefícios.
O CEO (presidente-executivo) Daniel Ek aposta no segmento de audiolivros e podcasts para a expansão da marca.
A expansão em novos formatos é focada em aumentar os preços e a lucratividade. O Spotify aumentou o preço de seus serviços em vários países em 2024 e tem uma nova previsão de crescimento nos preços de Europa e América Latina para 2025, segundo apuração do portal Bloomberg Línea.