Exterior avança

Ibovespa fecha com leve alta em semana curta; dólar cai

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta sexta-feira (2) com alta de 0,05%, aos 135.133,88 pontos

Foto: Ibovespa/CanvaPro
Foto: Ibovespa/CanvaPro

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta sexta-feira (2) com alta de 0,05%, aos 135.133,88 pontos. O dólar comercial caiu 0,41%, a R$ 5,65.

Em uma semana mais curta para a Bolsa brasileira, os investidores repercutiram os dados do payroll, que mostraram a criação de 177 mil postos de trabalho em abril de 2025, nos EUA. O resultado superou as projeções dos analistas, que estimavam a geração de 138 mil vagas no período.

Os números sinalizam um ritmo consistente de geração de empregos, mesmo com a revisão para baixo no resultado de março, que caiu de 228 mil para 185 mil postos. A taxa de desemprego manteve-se em 4,2%, em linha com o esperado, impulsionada por um aumento na taxa de participação, especialmente entre trabalhadores nativos. Já o crescimento dos salários permaneceu em 3,8% no acumulado de 12 meses, abaixo da expectativa de aceleração para 3,9%.

Além disso, a  China e os EUA parecem estar aliviando um pouco a guerra comercial. A China começou discretamente a isentar alguns produtos dos EUA de tarifas que possivelmente cobrem aproximadamente de US$ 40 bilhões em importações, no que parece ser um esforço para suavizar o impacto da guerra comercial em sua própria economia.

O Gráfico DXY, índice do dólar nos EUA, registrou queda de 0,27%, aos 99,98 pontos.

A PRIO (PRIO3) liderou os ganhos do Ibovespa, avançando 8,07%. Logo atrás YDUQS (YDUQ3) e Movida Participações (MOVI3) registraram altas de 4,90% e 3,94%, respectivamente.

Já na ponta negativa, GPA (PCAR3) liderou as perdas, caindo 7,80%. Em seguida, Hypera (HYPE3)vieram  e Petz (PETZ3), com perdas de 4,77% e 4,09%.

Altas e Baixas do Ibovespa: Vale (VALE3) recua e Petrobras (PETR4) avança

No setor petrolífero, as ações da Petrobras (PETR3;PETR4) avançaram 2,00% e 2,73%, respectivamente. Prio (PRIO3) valorizou 8,07%.

Entre as mineradoras e siderúrgicas, a Vale (VALE3) caiu 0,11%. Gerdau (GGBR4) registrou baixa de 0,33%. Usiminas (USIM5) desvalorizou 0,18%.

No setor bancário, Itaú (ITUB4) e Banco do Brasil (BBAS3) operaram com queda de 0,27% e 0,10%, respectivamente. Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11) seguiram com desvalorização de 2,11% e 2,24%, em sequência.

Entre as varejistas, Magazine Luiza (MGLU3) subiu 0,11%. As ações das Lojas Americanas (AMER3) recuaram 1,59%. Casas Bahia (BHIA3) desvalorizou 0,74%.

Índices do exterior fecharam em alta/baixa

Os principais índices europeus registraram altas nesta sexta-feira. O índice DAX, de Frankfurt, valorizou 2,62%, enquanto o CAC 40, de Paris, avançou 2,33%. Já o índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 1,69%. 

Em Wall Street, os índices S&P 500 e Nasdaq subiram %1,47 e 1,51%, respectivamente. Já o Dow Jones avançou 1,38%.