Greg Abel é sucessor

Buffett anuncia aposentadoria na Berkshire (BERK34)

O nome de Abel será submetido ao conselho de administração da empresa, que tem reunião marcada para este domingo (4)

Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução

O megainvestidor Warren Buffett anunciou neste sábado (3) sua aposentadoria, aos 94 anos. Diante de milhares de investidores da Berkshire Hathaway (BERK34), Buffett indicou o vice-presidente Greg Abel como seu sucessor.

O nome de Abel será submetido ao conselho de administração da empresa, que tem reunião marcada para este domingo (4). A transição no comando deve ocorrer até o fim de 2025, segundo o próprio Buffett.

“Amanhã teremos uma reunião do conselho da Berkshire. Temos onze diretores. Dois deles, que são meus filhos, Howie e Susie, sabem do que vou falar lá. Para os outros, isso será uma novidade. Mas acho que chegou a hora de Greg se tornar o CEO da empresa ao final do ano”, afirmou o investidor, segundo o InfoMoney.

A declaração foi feita diante de uma plateia de 40 mil pessoas reunidas no HCI Health Center, em Omaha, no estado de Nebraska, nos Estados Unidos.

Buffett critica política comercial de Trump e alerta contra tarifas

O megainvestidor Warren Buffett emitiu um forte alerta sobre os perigos do protecionismo, afirmando que o comércio não deve ser usado como arma política e classificando as tarifas como “um ato de guerra” que pode gerar consequências prejudiciais.

“Tarifas comerciais são um ato de guerra… O comércio não deve ser uma arma”, disse o presidente da Berkshire Hathaway (BERK34), durante a reunião anual de acionistas da companhia, segundo o Investing.

Os comentários de Buffett vêm em meio à crescente preocupação com o avanço das tensões comerciais dos EUA.

Conhecido por seu otimismo em relação à economia americana, Buffett destacou que, embora os Estados Unidos tenham se beneficiado do livre comércio, transformá-lo em uma ferramenta de confronto pode ser contraproducente. “O comércio pode ser um ato de guerra, e [as tarifas] já levaram a consequências ruins”, afirmou.

O governo de Donald Trump está promovendo uma ampla reformulação das políticas comerciais do país, com a implementação de tarifas abrangentes sobre uma grande variedade de importações, especialmente da China.