A empresa agroquímica Syngenta está em processo de transferência de suas operações de revenda na região sul do Brasil. As atividades eram gerenciadas pela Synap, plataforma de revendas da companhia e após um acordo com o grupo Olfar, especializado na distribuição de matérias primas como garantia de insumos às indústrias.
A Syngenta repetiu o processo do Rio Grande do Sul no Paraná e Santa Catarina.
Quem assume as 19 unidades nos dois estados desembarcados pela empresa é a cooperativa LAR. A empresa agroquímica cedeu as operações de revenda em troca de pagamento nos moldes de um arredondamento com prazo determinado entre as duas partes do acordo.
Os detalhes ainda não estão evidentes diante da necessidade de julgamento do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Syngenta e a mudança na região sul
Em entrevista ao portal AgriBiz, o presidente da divisão de proteção a cultivos da Syngenta, André Savino explicou o que motivou a saída da companhia da região sul: A synap foi criada para lucrar no movimento de consolidação de revendas, com alguns de seus maiores players sendo o Agrogalaxy e a Lavoro.
Contudo, o cenário se transformou nos últimos anos e a estratégia da produtora de sementes agora não faz mais sentido, de acordo com o executivo.
“O que a gente vê hoje no sul? Não temos mais esse movimento de consolidação. Não vemos essa tese de disrupção do mercado como uma tese válida. Então continuar crescendo apostando numa estratégia de defesa onde a gente não vê mais risco nenhum não parece ser o melhor dos movimentos”, justificou Savino.
Nova estratégia e alocação de investimentos
O executivo reforça que não significa um abandono total da região, mas sim uma estratégia de alocação de investimentos mais leve e calculada. O planejamento atual consiste em firmar acordos comerciais para fornecer produtos para revendedoras parceiras.
“Continuo tendo uma âncora como uma estratégia de defesa pontual, mas não faz muito mais sentido competir na ponta com parceiros nossos como cooperativas e revendas”, destacou o presidente.