
A Fitch Ratings atribuiu nota de crédito “AA(bra)” à Vitru Educação (VTRU3), com perspectiva estável. Os analistas da agência destacaram que a nota reflete a posição da Vitru como uma das principais empresas de graduação privada do Brasil, com foco no ensino a distância.
“A bem-sucedida integração da UniCesumar tem possibilitado fortes margens operacionais, fluxos de caixa livre positivos e a redução da alavancagem financeira”, afirmam, de acordo com o Valor.
A agência de classificação de risco pontua que a Vitru apresenta robusta liquidez, mas enfrenta o desafio de gerenciar elevados volumes de dívida com vencimento em 2027 e 2028, além dos riscos inerentes ao seu posicionamento no segmento de ensino a distância.
Fitch reforça nota de crédito ‘AA+’ do Mater Dei
A agência internacional de crédito Fitch Ratings reiterou a nota de crédito “AA+” da rede Mater Dei. A nota mantém recomendação estável. Segundo os analistas Tatiana Thomaz, Oscar Alvares e Alberto Arnaiz, a recomendação se apoia no resiliente fluxo de caixa operacional da companhia e cumprimento das demandas do setor hospitalar.
O otimismo da Fitch também está na maturidade dos ativos hospitalares do Mater Dei, aliado à manutenção de um perfil financeiro conservador. A conduta da companhia revela grau de liquidez adequada e alavancagem líquida projetada em uma margem inferior a 2,5 vezes.
“A perspectiva estável se apoia na expectativa de maturação gradual dos ativos da companhia, que contribuirá para o contínuo fortalecimento da sua geração operacional de caixa e margens”, afirma a agência de classificação de riscos. As informações foram apuradas pelo Jornal Valor Econômico.
Agência vê o menor crescimento mundial fora da pandemia desde 2009
As previsões de crescimento global foram revisadas para baixo pela Fitch Ratings nesta quarta-feira (16). A agência projetou que haverá uma expansão mais fraca desde 2009, excetuando-se a pandemia da Covid-19, com o aumento das tensões comerciais globais.
A Fitch fez uma atualização especial de suas perspectivas econômicas globais trimestrais, com expectativa de redução do crescimento mundial abaixo de 2% este ano.
A previsão de crescimento mundial para 2025 foi reduzida pela Fitch em 0,4 ponto percentual e as estimativas de crescimento da China e dos EUA em 0,5 ponto percentual em comparação com seus números de março.