Traição?

Trump abandona bilionários e considera aumento de impostos

A sinalização quanto a isso veio a partir do apoio que Trump demonstrou nas redes sociais à ideia de taxas bilionários dos EUA

Foto: AFP/Reprodução

O discurso de Donald Trump sobre cortar impostos para favorecer os mais ricos e gerar mais riquezas aos EUA foi um dos fatores que levou à sua vitória no pleito de novembro de 2024. No entanto, parece que essa realidade está mudando e os ricos e bilionários norte-americanos correm riscos de pagar mais tributos em breve.

A sinalização quanto a isso veio a partir do apoio que o republicano demonstrou nas redes sociais à ideia de taxas bilionários dos EUA, na última sexta-feira (10).

Nos bastidores, de acordo com o site Seu Dinheiro, Trump contatou o presidente da Câmara, Mike Johnson, republicano de Louisiana, para tratar da inclusão de um aumento de impostos sobre os mais ricos, através de um projeto de lei de impostos e gastos que o Partido Republicano pretende aprovar este ano.

Na postagem no Truth Social, rede social do próprio Trump, o presidente dos EUA afirmou que que ele “e todos os outros” aceitariam “graciosamente” “até mesmo um minúsculo aumento de impostos para os ricos” em benefício dos “trabalhadores de baixa e média renda”.

Ele aproveitou para acrescentar ainda, que “o problema” com essa ideia, “é que os lunáticos democratas da esquerda radical sairiam por aí gritando: ‘Leiam meus lábios’, a lendária citação de George Bush, o Velho, que dizem ter lhe custado a eleição”.

Enquanto isso, considerando os danos políticos que a postagem de Trump em defesa do aumento de impostos dos mais poderia causar, a Casa Branca entrou em ação, com a porta-voz, Karoline Leavitt, dando garantias de que o republicano ainda está comprometido com os maiores cortes de impostos da história dos EUA.

Trump volta a criticar Powell após manutenção dos juros

O republicano Donald Trump, presidente dos EUA, afirmou nesta quinta-feira (8) que o Jerome Powell, chefe do Fed (Federal Reserve (Fed), “não está apaixonado por mim, senão ele estaria reduzindo juros”.

Trump ressaltou que, apesar de não ter havido uma redução na taxa de juros na reunião do Fed realizada nesta semana, “a economia americana vai bem”.

“Falar com Powell é como falar como uma parede”, acrescentou o presidente norte-americano, durante coletiva de imprensa na Casa Branca.

“Corte do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), corte da China, todo mundo está cortando, menos o Powell. Ele está sempre atrasado, por isso o chamo de ‘senhor Atrasado Demais’”, pontuou Trump, segundo o InfoMoney.

Na quarta-feira (7), o BC norte-americano decidiu manter a taxa de juros 4,25% a 4,50% ao ano diante de incertezas econômicas com a política tarifária de Trump.