
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores Nacionais, a B3, iniciou o pregão desta quarta-feira (14) em operando próximo a estabilidade a espera dos comentários dos “ Fed Boys”, após dados da inflação nos EUA virem abaixo do esperado.
No cenário nacional o aguardo pelo resultado da Eletrobras e de outras empresas mantém investidores com cautela. O setor de serviços registrou resultado positivo com variação de 0,3% e acúmulo de 1,2% para 2025.
Por volta das 10h15 (horário de Brasília) o Ibovespa apresentava uma ligeira queda de 0,10%, com 138,8 mil pontos.
O dólar comercial iniciava o pregão em queda de 0,41%, cotado a R$5,58.
Ibovespa mantém ritmo com sinais de economia aquecida
O índice ronda a estabilidade com os dados de serviço indicarem que a atividade econômica continua aquecida, o que reforça a percepção de que os efeitos da política monetária — via Selic — ainda não se consolidaram de forma plena.
A continuidade também vem após uma sessão de saldos positivos para a JBS, uma das bluechips brasileiras que encerrou o último pregão com valorização após divulgado o balanço. A empresa lucrou R$ 2,923 bilhões no primeiro trimestre, salto de 77,6%.
Índice oscila com dúvidas sobre efeitos da política monetária
Tanto Brasil quanto os EUA tem os integrantes de seus respectivos bancos centrais em conferências no dia de hoje. Os comentários são aguardados com entusiasmo após os dirigentes afirmarem que a atividade econômica dará sinais de enfraquecimento, o que foi interpretado como justificativa para manter os juros em 14,75%, no Brasil e em 4,25% nos EUA, sem necessidade de novas elevações.
Diretores da autoridade monetária brasileira participam da Conferência Anual do BC, que acontece em Brasília. Estão previstas as presenças de Nilton David (Política Monetária), Izabela Correa (Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta), Paulo Picchetti (Assuntos Internacionais e Gestão de Riscos Corporativos) e Renato Gomes (Organização do Sistema Financeiro e Resolução) na abertura do evento.
Em território norte-americano, o vice-presidente do Fed, Philip N. Jefferson, fará um discurso sobre as perspectivas econômicas do país. Em outro evento, a presidente do Fed de San Francisco, Mary Daly, também deve falar.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 11h30 – EUA: Estoques de petróleo do DoE
▪️ 14h00 – BC: Fluxo cambial semanal
Eventos
▪️ 10h10 – Philip Jefferson (Fed) fala em conferência
▪️ 15h00 – Haddad recebe representantes da Fitch
▪️ 18h40 – Mary Daly discursa em evento
▪️ Relatório mensal da Opep
Balanços
▪️ Brasil/após o fechamento: Allos, Americanas, Eletrobras, Eneva e Equatorial Energia