Batalha de delivery

Uber (U1BE34) e iFood se unem para fazer frente a Rappi, 99 e Meituan

Segundo os CEOs das duas empresas, essa convergência deve ampliar a utilização dos serviços, beneficiando usuários, motoristas e entregadores

Delivery-Ifood-Motoboy-Bike-Ciclista-Entregadores-22Mai2020
Entregadores de delivery da Ifood, motoqueiros e ciclistas, durante o perriodo da pandemia do coronavirus/ covid-19 , em Brasília. Sérgio Lima/Poder360 22-05.2020

À medida que a “batalha dos apps” avança, com Rappi e 99 anunciando investimentos multibilionários para conquistar o mercado brasileiro, Uber (U1BE34) e iFood firmaram uma parceria inédita no país para enfrentar os concorrentes.

O acordo estratégico, anunciado nesta quarta-feira (14), permitirá que clientes do iFood peçam corridas da Uber diretamente pelo app de delivery, enquanto usuários da Uber terão acesso a entregas de comida, mercado, farmácia e conveniência do iFood pelo aplicativo de transporte.

A implementação começará em cidades selecionadas no segundo semestre e será expandida para todo o país em etapas posteriores.

Segundo os CEOs das duas empresas, essa convergência deve ampliar a utilização dos serviços, beneficiando usuários, motoristas e entregadores parceiros.

“Hoje, apenas cerca de metade dos usuários utilizam as duas plataformas de maneira recorrente. Então, essa parceria representa mais um grande passo na nossa missão de ajudar as pessoas a irem a qualquer lugar e obterem qualquer coisa com um toque”, disse Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, de acordo com o INSIGHT.

O executivo afirmou que a parceria é um avanço importante para facilitar o acesso a serviços essenciais com mais praticidade e rapidez.

A Uber já concorreu com o iFood no Brasil por meio de sua plataforma de delivery de comida, o Uber Eats, mas desistiu da operação deficitária em 2022.

Parceria Estratégica entre Uber e iFood

Diego Barreto, CEO do iFood, destacou o potencial da colaboração para impulsionar os negócios de restaurantes, mercados e demais estabelecimentos parceiros, além de gerar novas oportunidades de renda para entregadores e motoristas.

Com isso, as mudanças ocorrerão dentro dos aplicativos existentes. A Uber criará uma aba de delivery com as opções do iFood, enquanto o app do iFood ganhará uma seção de mobilidade para corridas da Uber.

Ainda não há definição sobre um modelo de divisão de receitas entre as plataformas, mas os leads gerados serão compartilhados. Uma possibilidade em análise é a união dos programas de fidelidade Uber One e Clube iFood.