Mundo cripto

Blockchain.RIO 2025 promete movimentar o mercado cripto no Brasil

Evento destaca stablecoins, regulação e novas trilhas em espanhol. Saiba o que vem por aí no maior encontro de Web3 da América Latina

Foto de pulseiras feitas de pano com a logo do blockchain rio 2025
Foto: Divulgação Blockchain Rio 2025

O Blockchain.RIO 2025 foi oficialmente antecipado com um evento de pré-lançamento em São Paulo, no InovaBRA, que revelou os principais debates e trilhas que estarão em pauta de 5 a 7 de agosto, no Rio de Janeiro.

Sendo assim, a programação deste ano inclui discussões sobre stablecoins, pagamentos transfronteiriços, regulação de criptoativos, tokenização de ativos, identidade digital, compliance, sustentabilidade e interoperabilidade.

Além disso, entre os destaques está o novo Blockchain Forum Latam, com painéis em espanhol voltados a participantes de diversos países da América Latina.

Dessa forma, o objetivo é ampliar o escopo internacional das conversas, alinhando o Brasil com movimentos regionais no setor de Web3.

Blockchain.RIO 2025: especialistas revelam prioridades do ecossistema cripto

Durante o pré-lançamento, especialistas do setor abordaram pontos que estarão no centro das discussões. Silvio Pegado, diretor da Ripple para a América Latina, afirmou:

“A tecnologia veio para eliminar os intermediários e tornar tudo mais eficiente. Ainda temos um desafio de mercado gigantesco de evangelização, e tudo isso está acontecendo agora.”

Já sobre a regulação, Marina Fagali, gerente de Relações Público-Institucionais do Grupo Chiliz, comentou:

“O Banco Central tem um desafio muito grande de regular de forma local algo que nasceu para ser global. Precisamos de equilíbrio entre regulação e inovação.”

Programação do evento inclui painéis técnicos e experiências imersivas

O evento deste ano contará com três palcos temáticos confirmados:

  • Cria – com curadoria da CVM (Comissão de Valores Mobiliários)
  • Regulation Rocks – promovido pela Fenasbac (Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central)
  • Global Finance – sob responsabilidade da Abracam (Associação Brasileira de Câmbio), com foco em stablecoins e pagamentos digitais internacionais

Além disso, o dia 5 de agosto será reservado para um encontro exclusivo com lideranças e investidores na Casa Camolese, no Jardim Botânico.

Nos dias 6 e 7, o Expo Mag, no centro do Rio de Janeiro, será palco da feira de negócios, painéis técnicos e experiências abertas ao público.

Brasil lidera adoção cripto e Blockchain.RIO amplia atuação nacional

Criado em 2022, o Blockchain.RIO se consolidou como o principal ponto de encontro da comunidade Web3 no Brasil.

De acordo com o relatório Global Crypto Adoption da Chainalysis, o Brasil ocupa a nona posição mundial em número de usuários e lidera em fintechs cripto na América Latina.

Neste ano, o evento se expandiu com o programa Blockchain on the Road, levando debates sobre criptoativos e Web3 para 17 universidades em 12 cidades, impactando cerca de 2.500 estudantes.

Em suma, a iniciativa tem como foco a formação de novos talentos e a disseminação de conhecimento.

Francisco Carvalho, CEO e fundador do Blockchain.RIO, sintetizou o espírito do evento:
“O Blockchain.RIO é um ecossistema de empresas, pessoas e comunidades interligadas entre inovação, regulação, educação e mercado. Este pré-lançamento é só um aperitivo do que vem por aí.”