Pesquisa Pulso Brasil

Governo Lula é desaprovado por 54% dos brasileiros, aponta Ipespe

A pesquisa ouviu 2.500 pessoas entre os dias 14 e 19 de maio e revela uma estabilidade nos índices

Toquio ( Japão ) 27/03/2025 - O Presidente Lula concede uma entrevista coletiva  á imperensa eantes de se despedir  do Japão .  Foto : Marcelo Hide/Fotospublicas.
Toquio ( Japão ) 27/03/2025 - O Presidente Lula concede uma entrevista coletiva á imperensa eantes de se despedir do Japão . Foto : Marcelo Hide/Fotospublicas.

A administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovada por 54% dos brasileiros, segundo a nova rodada de pesquisa Pulso Brasil. O levantamento foi realizado pelo Instituto Ipespe e divulgada na quarta-feira (21). 40% manifestam aprovação e outros 6% não souberam ou preferiram não responder.

A pesquisa ouviu 2.500 pessoas entre os dias 14 e 19 de maio e revela uma estabilidade nos índices em relação à pesquisa anterior, realizado em março. Na ocasião, a aprovação era de 41% e a desaprovação também marcava 54%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95,45%.

A pesquisa também investigou as expectativas da população em relação ao futuro do governo. Para 44% dos entrevistados, a gestão Lula tende a piorar nos próximos meses. Já 39% acreditam em uma melhora, enquanto 16% esperam que a situação permaneça como está. Apenas 1% não soube opinar.

Outro ponto abordado foi a percepção sobre a cobertura da imprensa em relação ao governo. Para 45% dos entrevistados, as notícias recentes foram desfavoráveis à gestão petista. Outros 28% consideraram as reportagens neutras, e apenas 19% as classificaram como favoráveis. O percentual de indecisos foi de 8%.

Repercussão e temas abordados

Entre os temas mais lembrados espontaneamente pelos entrevistados estão o escândalo de fraudes no INSS, citado por 30% dos participantes, a viagem de Lula à China (11%) e declarações da primeira-dama Janja Lula da Silva (3%).

Os dados reforçam o desafio do governo em reverter a percepção negativa em meio a um cenário de incertezas econômicas e críticas à condução de políticas públicas. A pesquisa Pulso Brasil é considerada um dos principais termômetros da opinião pública sobre a atuação do Executivo federal.

Lula perderia para Michelle, Tarcísio e Bolsonaro, diz pesquisa

A depender do voto dos eleitores do estado de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva perderia as eleições se os adversários fossem Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro ou o governador Tarcísio de Freitas. Lula, entretanto, ganharia se disputasse contra o deputado Eduardo Bolsonaro.

Os resultados estão em pesquisa recente divulgada pelo Instituto Realtime Big Data, realizada apenas com o eleitorado paulista.

No primeiro cenário, o presidente Lula registra 27% dos votos e perde para o ex-presidente Jair Bolsonaro, que alcança 41% da preferência dos paulistas.