McDonald’s lidera Fast Food no Brasil, mas concorrência avança

A marca ampliou sua presença em diversos canais, incluindo pontos de venda físicos, e-commerce e drive-thru, registrando crescimento em todos eles

Fonte: divulgação
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O McDonald ‘s mantém sua posição como a rede de fast food mais consumida no Brasil, alcançando 76,4 milhões de pontos de contato segundo a métrica Consumer Reach Points (CRP), que combina o número de lares consumidores e a frequência de consumo. A marca ampliou sua presença em diversos canais, incluindo pontos de venda físicos, e-commerce e drive-thru, registrando crescimento em todos eles. 

O Burger King conquistou mais de 5 milhões de novos clientes entre 2023 e 2024, impulsionado pelo aumento do público jovem (11 a 29 anos) nas lojas físicas e pela expansão do público acima de 50 anos no ambiente digital. A rede Cabana Burger teve o maior crescimento em penetração, com um aumento de 87,5% no período, principalmente entre consumidores das classes A e B e na faixa etária de 40 a 49 anos. 

No segmento premium, o Madero registrou crescimento de 14,3% em penetração. A empresa possui um tíquete médio por comprador 95% superior ao do McDonald ‘s e aposta em aumentar o gasto por visita, oferecendo uma experiência diferenciada dentro do modelo fast food. 

Crescimento e expansão do McDonald’s

Segundo a Worldpanel, o McDonald’s ampliou sua presença em diversos canais de venda.

O consumo no ponto de venda ainda é predominante, respondendo por 49,3% das ocasiões. O e-commerce aparece em segundo lugar, com 29,2%, seguido por pedidos via telefone, com 12,4%. O drive-thru também ganha relevância, registrando aumento de 0,4 ponto porcentual em penetração. Com informações do portal Exame.

Panorama do setor de fast food em 2024

Em 2024, o setor de fast food no Brasil cresceu 16%, com o consumo aumentando e um crescimento de 0,3 ponto porcentual em novos clientes. Além disso, 62% dos brasileiros consumiram fast food pelo menos uma vez no ano, com gasto médio anual de R$ 263 e frequência média de cinco visitas por pessoa.