Bolsa Brasileira

XP eleva projeção para o fim de 2025 com otimismo sobre o Ibovespa

A XP mantém uma visão construtiva para o Ibovespa no médio e longo prazos, apoiada na recente queda das taxas das NTN-Bs

Foto: Ibovespa/CanvaPro
Foto: Ibovespa/CanvaPro

Em meio ao otimismo com as ações brasileiras, a XP Investimentos elevou novamente sua projeção para o Ibovespa, passando de 149 mil para 150 mil pontos ao fim de 2025. Embora o ajuste pareça sutil, a corretora já havia feito uma revisão há cerca de um mês, quando aumentou sua estimativa em quatro mil pontos.

A XP mantém uma visão construtiva para o Ibovespa no médio e longo prazos, apoiada na recente queda das taxas das NTN-Bs (títulos públicos atrelados à inflação) de longo prazo. No entanto, a corretora alerta para a possibilidade de uma correção no curto prazo, após a forte valorização recente das ações.

Entre os fatores que sustentam a perspectiva positiva, a equipe cita a demografia — que representa uma oportunidade para os setores de saúde e financeiro — e a força das commodities no Brasil.

Como elementos adicionais de potencial, a XP menciona a possibilidade de reformas estruturais, que podem gerar melhorias, e a rápida adoção de tecnologias, impulsionando a produtividade à medida que a IA (inteligencia artificial) avança.

Apesar de o prêmio de risco das ações já não estar tão elevado, os analistas consideram o valuation ainda bastante atrativo, com a bolsa sendo negociada a 7,9 vezes o lucro.

Possível correção e dinâmica de lucros

Por outro lado, a XP pondera que a bolsa brasileira pode passar por um movimento de correção, considerando a alta de 1,5% em reais em maio e a valorização de 23% em dólares no acumulado do ano. Segundo o Valor Econômico, os motivos para essa possível correção incluem a queda do prêmio de risco para os menores níveis desde 2021 e a deterioração da dinâmica de lucros, especialmente nas ações ligadas a commodities.

Outro ponto de atenção é o fluxo de investimentos, que segue fortemente dependente do capital estrangeiro.