As Forças Armadas dos EUA enviaram aviões caça para o Oriente Médio nessa terça-feira (17). Donald Trump pediu a ‘rendição incondicional’ do Irã.
De acordo com a Reuters, foram enviados os caças F-16, F-22 e F-35, que podem ser usados para abater mísseis e drones. Já de acordo com o The New York Times, as Forças Armadas dos EUA enviaram 40 aeronaves de abastecimento que podem ser usadas para auxiliar caças ou estender o alcance de bombardeios.
Donald Trump também insinuou matar o aiatolá Ali Khamenei. “Ele é um alvo fácil, mas está seguro lá. Não vamos nos livrar dele (matar!), ao menos por enquanto. Mas não queremos mísseis disparados contra civis ou soldados americanos. Nossa paciência está se esgotando” escreveu o presidente norte-americano, na rede social Truth Social, referindo-se à possibilidade de o Irã atacar alvos dos EUA na região.
O presidente também se referiu aos esforços de guerra de Israel como “nós”, o que sugere uma interferência dos yankees no conflito, e elogiou a superioridade aérea de Israel. “Agora temos controle total e completo dos céus sobre o Irã” escreveu.
Mais cedo nesta terça-feira, Trump disse a repórteres no Air Force One que queria “Um fim real, e não um cessar-fogo” entre Israel e Irã. Donald Trump também disse que desejava que a Republica Islâmica do Irã desistisse de lutar e abandonasse qualquer esforço de desenvolver armas atômicas, disse O Globo.
Trump diz que não negocia cessar-fogo com Irã
O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou, na segunda-feira (16), a declaração conjunta do G7 pedindo paz e estabilidade no Oriente Médio. No documento, foi reiterado que “Israel tem o direito de se defender”. Apesar disso, Trump deixou a cúpula um dia antes do previsto, enquanto o conflito entre Israel e Irã se intensificava, e afirmou que não está trabalhando por um cessar-fogo.
“Não tem nada a ver com cessar-fogo. Estou atrás de algo muito maior”, escreveu em sua rede Truth Social, de acordo com o InfoMoney. Em outro post, acrescentou: “Se eles [iranianos] quiserem conversar, sabem como me encontrar.”
A Casa Branca informou que os EUA não estão participando, de nenhuma forma, dos ataques israelenses.