Após 28 dias sem incidentes

Brasil se declara um país livre da gripe aviária

Países que restringiram compras de frango estão sendo notificados

Fonte: Enio Tavares
Fonte: Enio Tavares

O Brasil voltou a ser um país livre da influenza aviária, após ter cumprido os protocolos internacionais que preveem, entre outras medidas, o prazo de 28 dias sem novos registros em granjas comerciais.

O anúncio oficial de cumprimento do período de vazio sanitário foi dado pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), em comunicado enviado nesta quarta-feira (18) à OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal).

O único caso confirmado em estabelecimento comercial ocorreu em uma granja no município gaúcho de Montenegro, no dia 16 de maio. A confirmação da doença foi feita no dia 22 de maio, após a conclusão da desinfecção da granja contaminada. Conforme previsto em protocolo, a partir daí, foi iniciado, o período de vazio sanitário.

De acordo com o ministério, “o Brasil concluiu todas as ações sanitárias exigidas, recuperando novamente o status de livre da doença”.

O que é a gripe aviária?

A influenza aviária, conhecida popularmente como gripe aviária, afeta principalmente aves, mas também foi detectada em mamíferos, incluindo bovinos.

A transmissão ocorre pelo contato com aves doentes e por meio de águas e materiais contaminados.

A doença raramente afeta humanos, e orienta-se que as pessoas se mantenham informadas e adotem as medidas preventivas recomendadas.

Segundo o Ministério da Agricultura, carnes e ovos podem ser consumidos com segurança, desde que sejam preparados de forma adequada.

“Não se comemora uma crise, mas é preciso reconhecer a robustez do nosso sistema sanitário, que respondeu com total transparência e eficiência. Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para uma retomada gradativa do comércio exterior, mostrando a força do serviço sanitário brasileiro”, declarou, por meio de nota, o ministro Carlos Fávaro.

Gripe aviária: foco no RS está contido, diz Fávaro

O foco de gripe aviária no município de Montenegro (RS) já está contido, segundo declaração do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. O período do chamado “vazio sanitário” acabará em 22 dias.

“Eu posso assegurar com muita tranquilidade que este foco está contido, apesar de estarmos no quinto dia útil depois da desinfecção total da granja. E 15 dias do aparecimento do foco, posso assegurar com muita tranquilidade que o foco de Montenegro está contido”, disse o ministro em audiência com senadores.