Frustrados com aplicativos de namoro tradicionais, os solteiros de alta renda têm buscado um serviço de encontros personalizado.
“Tivemos nosso maior mês de vendas na história da empresa no mês passado, e já estamos no mercado há 15 anos”, diz Adam Cohen-Aslatei, CEO do serviço de encontros Three day Rule.
E ele não está sozinho. A demanda por serviços de namoro personalizados tem crescido, de acordo com empresas entrevistadas pela Bloomberg News. Clientes têm citado o “cansaço” dos aplicativos tradicionais e o desejo de uma conexão mais significativa.
O objetivo dos serviços é encontrar parceiros românticos compatíveis para relacionamentos sérios e/ou até casamento.
Os membros são avaliados antes do primeiro encontro, com verificações de antecedentes criminais e de casamento, e muitas vezes são emparelhados por preferências como altura ou religião.
Estreia de filme romântico
Esse tipo de serviço personalizado tem ganhado destaque, após a estreia de Materialists (Amores Materialistas, no título em português), um filme sobre uma poderosa consultora especialista em intermediar relacionamentos (Dakota Johnson) dividida entre um pretendente rico (Pedro Pascal0 e um pobre (Chris Evans) em sua própria vida amorosa.
O filme foi escrito e dirigido pela Celine Song, que já trabalhou como consultora de relacionamentos na cidade de Nova York.
Frustração com os apps de namoro
O namoro online, com seus intermináveis deslizes e a possibilidade de encontrar alguém melhor logo ali na esquina, tornou-se cada vez mais frustrante para alguns usuários. Além disso, os encontros presenciais muitas vezes acabam não correspondendo com as expectativas virtuais, aumentando a frustração.
“É um inferno”, diz Christine Russo, moradora de Nova York, sobre os aplicativos de relacionamentos. “É exaustivo, especialmente se a pessoa realmente dedica tempo, esforço e energia a isso enquanto trabalha em tempo integral.”
O número de usuários pagantes do Tinder, do Match Group, caiu por oito trimestres consecutivos, e não se espera que o negócio volte a crescer em receita até 2027.
Vale o serviço premium?
O ex-usuário do Three Day Rule, Elliot Galpern, conheceu sua atual esposa através do serviço e não se arrepende do preço de quatro dígitos.
Seu consultor ajudou com roupas para o primeiro encontro e dicas para aumentar a confiança. “Você sabe, não é possível obter conselhos sobre namoro das pessoas hoje em dia”, diz Galpern.
Entretanto, não há garantia de que o serviço funcione, e o fracasso pode se tornar ainda mais frustrante devido às despesas.
O preço alto também é acompanhado de uma expectativa ainda maior. “Se o serviço pelo qual estou pagando só me dá um determinado número de combinações, vou ser bastante escrupulosa”, disse Lizzie Guarino à Bloomberg News.
Os custos dos serviços personalizados podem chegar os seis dígitos. Em contrapartida, os aplicativos de namoro tendem a oferecer assinaturas mais baratas e em várias camadas.
O Hinge oferece pacotes a partir de US$29,99 por mês, enquanto a assinatura mais cara do Tinder custa US$500 por mês.