O mercado de trabalho dos EUA seguiu estável no mês de maio, com 7,8 milhões de vagas de emprego abertas, segundo dados divulgados nesta terça-feira (1) pelo BLS (Departamento de Estatísticas Trabalhistas).
A taxa de abertura de vagas permaneceu em 4,6%, refletindo pouca variação em relação ao mês anterior. Os setores de acomodação e alimentação (+314 mil) e finanças e seguros (+91 mil) lideraram os avanços.
Por outro lado, o governo federal registrou redução de 39 mil posições abertas
No mesmo período, o número de admissões ficou em 5,5 milhões, com taxa de contratação em 3,4%.
Os desligamentos totais – que englobam pedidos de demissão, demissões e outras saídas – ficaram em 5,2 milhões, mantendo a taxa de rotatividade em 3,3% pelo quinto mês seguido.
Entre os desligamentos, os pedidos de demissão foram estimados em 3,3 milhões (2,1%), enquanto as demissões e dispensas somaram 1,6 milhão (1,0%).
O setor de finanças e seguros foi o único a apresentar queda significativa nessas categorias, com 42 mil desligamentos e 47 mil demissões a menos.
Nas empresas com 1 a 9 empregados, houve redução na taxa de demissões, mas os demais indicadores pouco se alteraram. Entre os estabelecimentos com 5.000 funcionários ou mais, todas as taxas ficaram estáveis.