Pré-mercado

Café com BPM: bolsas operam em alta de olho em dados dos EUA

A espera de indicadores econômicos dos EUA somada as recentes falas de Powell ditam o tom dos mercados

Ibovespa em abril: ações que dispararam e despencaram
Foto: Pexels

As bolsas globais apresentam movimentos positivos nesta quarta-feira (2), enquanto os mercados aguardam a divulgação de indicadores sobre a saúde econômica dos EUA e repercutem as recentes falas do presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell.

Powell afirmou recentemente que a decisão da autarquia sobre o corte de juros depende de dados econômicos. Com a declaração, a autoridade monetária manteve sua postura “wait and see”.

Todo o cenário envolvendo os EUA gerou uma mudança no comportamento de ativos tradicionais.

EUA

Os índices futuros norte-americanos operam em alta à medida que investidores aguardam a pesquisa ADP, com os dados de vagas no setor privado, que será divulgada nesta quarta-feira, em meio às expectativas pelo payroll (cuja divulgação está prevista para quinta-feira, 3), que pode ajustar as apostas sobre os juros.

Além disso, a luta por acordos comerciais antes do prazo de 9 de julho para a imposição de tarifas pelo presidente Donald Trump segue no radar. Trump afirmou que não está considerando estender o prazo para que os países negociem acordos comerciais com os EUA e voltou a lançar dúvidas sobre a possibilidade de um acordo com o Japão.

Cotação dos índices futuros dos EUA: 

Dow Jones Futuro: +0,16%

S&P 500 Futuro: +0,12%

Nasdaq Futuro: +0,07%

Bolsas asiáticas

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa, com o sentimento influenciado pelos Estados Unidos. A iminência do prazo de 9 de julho para a imposição de novas tarifas norte-americanas elevou a aversão ao risco. A possibilidade de tarifas mais altas a parceiros como Japão, Coreia e China contribuiu para o movimento negativo nos mercados da região.

Shanghai SE (China): -0,09%

Nikkei (Japão): -0,58%

Hang Seng Index (Hong Kong): -0,62%

Kospi (Coreia do Sul): -0,47%

ASX 200 (Austrália): +0,66%

Bolsas europeias

Na Europa, as bolsas operam em alta, também acompanhando as movimentações dos EUA. O presidente Trump disse que não pretende estender o prazo, o que reforçou o risco de medidas tarifárias.

STOXX 600: +0,44%

DAX (Alemanha): +0,23%

FTSE 100 (Reino Unido): +0,29%

CAC 40 (França): +1,04%

FTSE MIB (Itália): +0,59%

Ibovespa: relembre a véspera

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta terça-feira (1) com alta de 0,50%, aos 139.549,43 pontos. O dólar comercial subiu 0,51 %, a R$ 5,46 

O lançamento do Plano Safra planejado para hoje foi ofuscado pelos embates políticos em torno da meta fiscal. Hoje foi confirmado pela AGU que o governo decidiu acionar a Justiça para preservar o decreto que aumenta as alíquotas do imposto, movimento que pode agravar ainda mais as tensões em Brasília.

Também estava pautada para o hoje a votação de um novo projeto que revisa os benefícios fiscais de empresas e setores. Sobre isso, Haddad afirmou que a equipe econômica deve apresentar um projeto que retira 10% desses benefícios, o que pode economizar R$ 800 bilhões ainda em 2025.

Agenda do dia

Indicadores

▪️ 05h00 – Fipe: IPC de junho

▪️ 06h00 – Zona do euro Eurostat: Taxa de desemprego de maio

▪️ 09h00 – IBGE: Pesquisa Industrial Mensal de maio

▪️ 09h15 – EUA/ADP: relatório sobre criação de empregos no setor privado de junho

▪️ 11h30 – EUA/DoE: estoques de petróleo da semana até 27/6

▪️ 14h30 – BC: Fluxo cambial semanal

▪️ 21h30 – Japão/S&P Global/Jibun Bank: PMI composto de junho

▪️ 22h45 – China/S&P Global /Caixin: PMI composto de junho

▪️ Fenabrave: Emplacamento de veículos de junho

▪️ EUA: Câmara vota projeto de lei tributária de Trump

Eventos

▪️ 13h30 – BC: Gilneu Vivan (Regulação) participa de evento da ABBC

▪️ 08h30 – Argentina: Haddad participa da reunião de ministro de Economia e presidentes de BCs dos países do Mercosul, em Buenos Aires

▪️ 09h00 – BC: Galípolo participa de reunião com o presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, e o CEO, Augusto Ferreira Lima

▪️ 11h15 – Portugal: Christine Lagarde (BCE) faz discurso de encerramento do Fórum de Sintra

▪️ 12h30 – BC: Nilton David (Política Monetária) participa de conferência do Citi em SP