Blockchain Rio On The Road

Stablecoins podem ser alternativa ao sistema tradicional, diz CEO

A nova infraestrutura tecnológica proporcionada pelo blockchain está transformando profundamente o funcionamento do mercado

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O CEO da Blockchain Rio, Francisco Carvalho, comentou na terça-feira (1º) que os ativos do segmento têm ganhado cada vez mais espaço. Como exemplo, destacou que as stablecoins já estão substituindo sistemas tradicionais de transferência.

“As stablecoins são uma prova disso. As moedas estáveis hoje estão, de fato, substituindo o SWIFT. Você faz transferências cross-border, de país para país, em segundos. Então, assim, é uma nova infraestrutura para o mercado financeiro”, disse Carvalho em entrevista ao BP Money durante o evento Blockchain Rio On The Road.

Segundo ele, a nova infraestrutura tecnológica proporcionada pelo blockchain está transformando profundamente o funcionamento do mercado financeiro.

O executivo ressaltou que esse é apenas o início da aplicação da tokenização e da infraestrutura baseada em blockchain no sistema financeiro. “É só o começo. Estamos no início do uso dessa tecnologia, que está criando uma nova infraestrutura e revolucionando o mercado financeiro”, afirmou.

Novos produtos e a tokenização

“Estamos criando novos produtos, como é o caso do TDIC, um token de direito creditório, que tem uma lógica parecida com o FDIC, mas que permite o desenvolvimento de novas soluções”, acrescentou.

Na sua perspectiva, a tecnologia viabiliza o acesso ampliado a investimentos por meio da tokenização, tornando os produtos financeiros mais acessíveis a diferentes perfis de investidores.

Com isso, Carvalho aponta que a tokenização de ativos é um movimento que tende a crescer, não apenas entre os bancos centrais, mas em todo o mercado financeiro.
“Eu acho que essa é a tendência — não só pela forma como os bancos centrais vêm utilizando, mas pela possibilidade de tokenizar qualquer ativo, democratizando o acesso ao investimento”, concluiu.