
O Impostômetro, painel instalado pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) no centro da capital paulista, atingirá R$ 2 trilhões em arrecadação nesta quinta-feira (3), às 17h17.
O valor representa o total pago pelos brasileiros em impostos, taxas, contribuições, multas, juros e correções monetárias aos governos federal, estaduais e municipais desde o início de 2025.
O montante representa uma alta de 11,1% em relação ao mesmo período de 2024, quando o painel marcava R$ 1,8 trilhão.
O valor também será atingido cerca de três semanas antes do que no ano passado, o que sinaliza uma aceleração no ritmo de arrecadação.
Segundo o economista Ulisses Ruiz de Gamboa, do IEGV (Instituto de Economia Gastão Vidigal) da ACSP,avanço do número no Impostômetro reflete fatores como o aumento das alíquotas do ICMS em vários estados e a inflação, que eleva o valor nominal dos tributos incidentes sobre consumo.
“A inflação também desempenhou um papel relevante, uma vez que o sistema tributário brasileiro é majoritariamente baseado em impostos sobre o consumo, que incidem diretamente sobre os preços dos bens e serviços”, afirmou Gamboa.