Os governos de Paraguai e Brasil se comprometeram a retomar as negociações do Anexo C do Tratado de Itaipu. Compromisso foi firmado em uma reunião nesta quinta-feira (3) entre Luiz Inácio Lula da Silva e Santiago Peña, presidente Paraguaio, durante a Cúpula do Mercosul, em Buenos Aires.
As negociações do tratado estavam suspensas pelo Paraguai desde abril, quando Santiago Peña pediu ao Brasil esclarecimentos sobre uma suposta invasão ao sistema do país.
O objetivo da invasão teria sido obter dados sigilosos sobre valores em negociações referentes à parte do tratado que versa sobre as bases financeiras do acordo (o Anexo C), disse a Agência Infra.
Conab vai usar R$ 55 mi de Itaipu para ampliar armazéns
A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) vai utilizar R$ 55 milhões da Itaipu Binacional para fazer diagnósticos e desenvolver projetos executivos em quatro armazéns.
Os investimentos são parte do plano do governo de melhorar os estoques públicos de alimento e aumentar sua arrecadação própria com serviços de armazenagem para terceiros.
Nesse contexto, a companhia vai começar, em outubro, uma reforma de sua maior unidade de armazenamento, em Ponta Grossa (PR), ampliando a capacidade do local para mais 120 mil toneladas de grãos. Além dessa unidade, estão incluídas no projeto com recursos de Itaipu os armazéns de Rolândia e Cambé, no Paraná, e Maracaju (MS).
Estiagem reduz geração de Itaipu em 20% em 2024, afetando Brasil e Paraguai
A usina hidrelétrica de Itaipu registrou uma produção de 67 milhões de megawatts-hora (MWh) em 2024, representando uma redução de 20% em relação aos 83 milhões de MWh gerados em 2023, como apurou o portal Infomoney.
Essa diminuição é atribuída às condições de estiagem que afetaram as bacias hidrográficas no Brasil e no Paraguai ao longo do ano. Apesar da queda na produção, Itaipu foi responsável por suprir 6% do consumo de energia elétrica do Brasil, fornecendo mais de 46 milhões de MWh, e atendeu a 80% da demanda energética do Paraguai, com 21 milhões de MWh.
Em dezembro, mês com maior disponibilidade hídrica, a usina alcançou seu pico de produção no dia 18, gerando 298 mil MWh. A produção de 2024 foi a segunda menor desde 2016, superando apenas a de 2021, quando foram gerados 66 milhões de MWh.