Na rotina das empresas, é comum que áreas como marketing, vendas, tecnologia e operações enfrentem obstáculos causados pela falta de integração entre sistemas. Bancos de dados que não se conectam, APIs que exigem trabalho manual e ferramentas que operam em “idiomas” diferentes comprometem a eficiência operacional.
Essas limitações geram processos fragmentados, fluxos de trabalho ineficientes e uma forte dependência de integrações técnicas complexas para manter as operações. Para superar esses obstáculos, a Zoox passa a adotar, com pioneirismo no mercado brasileiro, o Model Context Protocol (MCP) — um novo padrão de comunicação entre sistemas e inteligência artificial, que permite integrar modelos de IA de forma mais fluida, segura e automatizada.
Funcionando como um “intérprete universal”, o MCP permite que modelos de IA acessem e interajam com diferentes sistemas corporativos por meio de uma linguagem comum. Com isso, a tecnologia reduz significativamente a necessidade de integrações específicas, acelera a implantação de projetos de IA e padroniza o uso de dados em larga escala.
Para Raphael Rodrigues, CIO da Zoox, a aposta no MCP é uma decisão estratégica e pioneira. “Vimos uma lacuna no mercado brasileiro para uma solução que padronizasse a integração de dados para a IA atuando como um ‘conector universal’. Essa tecnologia não só simplifica drasticamente a complexidade das integrações e reduz custos, mas também oferece segurança e governança de dados em tempo real, essenciais para a qualificação de dados. Ao sermos os primeiros, posicionamos a Zoox à frente, prontos para educar o mercado e construir parcerias sólidas com empresas que buscam inovar com IA de forma eficiente e segura”, destaca o executivo.
A Zoox implementou o MCP em seu servidor DataHub, permitindo que modelos de IA acessem informações como dados de pessoas, empresas, veículos, processos jurídicos e dados de mercado por meio de uma única interface. Isso facilita tarefas como validação de dados, automação de processos e análise de informações, beneficiando áreas como marketing, vendas, operações e ciência de dados.
Benefícios para todas as áreas da empresa
O MCP também entrega benefícios diretos para diferentes perfis de usuários dentro das empresas. Para os times de marketing e vendas, a tecnologia permite acesso rápido e confiável a dados estratégicos, sem a dependência constante da área de TI. Já as equipes de operações se beneficiam da automação de tarefas com menor esforço técnico, enquanto cientistas de dados ganham mais tempo para análises avançadas ao reduzir drasticamente o trabalho de limpeza e preparação de dados. Por fim, desenvolvedores encontram no protocolo uma maneira mais ágil e padronizada de integrar sistemas, com menos necessidade de manutenção e ajustes contínuos.
O futuro do MCP
Segundo Rodrigues, o MCP abre caminho para o desenvolvimento de agentes corporativos verdadeiramente autônomos, capazes de executar tarefas com base em dados em tempo real. A tecnologia também é compatível com ambientes híbridos — parte na nuvem, parte on-premise — e favorece arquiteturas flexíveis, seguras e escaláveis.
“O MCP não só facilita a orquestração complexa de múltiplos agentes e promove um ecossistema de AI mais flexível e interoperável, mas também se integra perfeitamente com arquiteturas de streaming de dados, garantindo que a AI opere sempre com as informações mais “quentes”. Em suma, o MCP é a fundação que tornará os sistemas de IA mais inteligentes, seguros e verdadeiramente conectados ao pulso das operações corporativas”, finaliza.
Sobre a Zoox
Presente em 4 continentes e com clientes ativos em mais de 27 países – entre eles Brasil, EUA, México, Costa Rica, República Dominicana, Panamá, El Salvador, Portugal, Irlanda e Reino Unido– a Zoox é a mais completa solução de Dados e A.I da América Latina que digitaliza serviços, captura dados, enriquece e entende a experiência das pessoas em espaços físicos, respeitando a privacidade e gerando inteligência sobre os dados coletados. Com dez anos no mercado, a empresa se destaca com clientes em diferentes setores da economia: hotelaria, varejo, serviços, saúde e transportes, e soma em seu portfólio marcas como Nestlê, Fórmula 1, Grupo Trigo, Multiplan, Accor Hotels, Atlantica Hotels, Windsor Hoteis, Sheraton, Blue Tree, Rede Choice, Burger King, Posto Ipiranga, Havan, Aliansce Sonae, Companhia Athletica, Bodytech, RioGaleão, 1001, Embratel, Saphyr, Vezpa, Via Varejo, Shell, Pernambucanas, Algar, Claro, Rede D’Or São Luiz, Senac, Pizza Hut; contabilizando mais de 780 marcas que fazem uso das soluções e produtos da Zoox.