Através do X

Elevação das tarifas será respondida com a Lei de Reciprocidade, diz Lula

"Qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica" escreveu o presidente.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, através do X, que “qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica.”

Publicação é uma resposta ao anúncio de taxa de 50% a produtos importados do Brasil, imposta pelos EUA nesta quarta-feira (9). O anúncio foi feito por Donald Trump através da sua rede social, a Truth Social.

Lula afirmou que o Brasil é um país soberano e com instituições independentes, que não aceitará ser tutelado por ninguém.

“O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de estado é de competência apenas da Justiça Brasileira e, portanto, não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais” disse o presidente do Brasil em referência ao comentário de Donald Trump sobre o julgamento que o ex-presidente Jair Bolsonaro está enfrentando (que serviu como argumento para a taxação).

A publicação também alega ser falsa a acusação de que a relação entre Brasil e Estados Unidos é injusta, com déficit norte-americano. “As estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit desse país no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de 410 bilhões de dólares ao longo dos últimos 15 anos” argumentou o presidente.

O comércio entre Brasil e EUA bateu o recorde em 2025 e atingiu a marca de 20 bilhões de dólares no primeiro trimestre. Vale ressaltar que os EUA registram seguidos superávits na relação com o Brasil, disse a Veja Negócios.

O texto encerra com: “A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo.”