O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou, no domingo (13), a criação de um comitê interministerial para avaliar os impactos da tarifa de 50% anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre produtos nacionais. A sobretaxa entra em vigor a partir de 1º de agosto.
Segundo informações da Folha de S.Paulo, Lula se reunirá pessoalmente com empresários dos setores mais afetados para definir uma estratégia conjunta de negociação com os EUA.
A decisão foi tomada após uma reunião no Palácio da Alvorada com os ministros da Fazenda, Relações Exteriores e Indústria, Comércio e Serviços, além de representantes da Casa Civil, Agricultura, Secom e Relações Institucionais, como apontou o InfoMoney.
Impactos da tarifa de Trump
O comitê será responsável por levantar dados sobre os prejuízos à economia brasileira e os possíveis impactos também para os Estados Unidos. O objetivo é usar esse diagnóstico como base para uma eventual negociação com o governo norte-americano, caso haja abertura para o diálogo.
Lula ironiza: ‘quem come jabuticaba não precisa de briga tarifaria’
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma ironia ao presidente dos EUA, Donald Trump, em um vídeo publicado nas redes sociais neste domingo (13).
Lula afirmou que pretende levar jabuticabas para o líder norte-americano, argumentando que quem consome a fruta não fica de “mau humor” nem sente necessidade de iniciar disputas tarifárias. Ele também aproveitou a ocasião para sinalizar uma postura diplomática nas relações entre os dois países.
“Eu vim chupar jabuticaba de manhã, porque duvido que alguém que chupe jabuticaba fique de mau humor. Vou levar jabuticaba pra você, Trump, e você vai perceber que o cara que come jabuticaba de manhã, num país que só ele dá, não precisa de briga tarifária, precisa de muita união e muita relação diplomática”, disse Lula em tom de ironia.