Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa recua com temores fiscais; dólar sobe

Mercado acompanha audiência sobre IOF e desempenho de empresas em meio à melhora na aprovação do governo Lula

(Foto: Unsplash)
(Foto: Unsplash)

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, a B3, opera em queda nesta terça-feira (15), com o mercado de olho nos dados de inflação dos EUA.

Por volta das 12:00h (horário de Brasília), o Ibovespa recuava – 0,30%, aos 134,895 % segundo dados da B3. 

Já o dólar comercial avançava no mesmo horário, cotado a R$5,55 alta de  0,13%.

Mercado repercute alta na aprovação de Lula e aguarda audiência sobre IOF

O mercado reagiu positivamente à melhora na aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , que subiu de 47,3% para 49,7%, segundo pesquisa Atlas/Bloomberg, após o anúncio da tarifa de 50% imposta pelos EUA. 

A avaliação positiva entre os entrevistados indica maior confiança na condução do governo em meio à crise comercial.

Ainda nesta terça, ocorre a audiência de conciliação convocada pelo ministro Alexandre de Moraes (STF) sobre as mudanças no IOF. 

O governo manterá a tentativa de validar o decreto derrubado pelo Congresso, que não enviará seus presidentes à reunião, optando por representação via advogados.

Entre os destaques negativos do pregão, MRV liderava as perdas, recuando 3,83%, pressionada pela fraca geração de caixa no segundo trimestre, apesar da boa recepção dos números operacionais por analistas.

No setor de commodities, as ações da Vale (VALE3) caíam 2,04%, arrastando outras empresas do setor: CSN Mineração (CMIN3) recuava 1,17%, CSN (CSNA3) 1,10%, Usiminas (USIM5) 1,18% e Gerdau (GGBR) 1,14%, contrariando o leve avanço do minério de ferro nos mercados internacionais.

EUA

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,3% em junho, conforme a expectativa do mercado.

A inflação estável reforça a expectativa de que o Fed (Federal Reserve) mantenha a política de juros sem mudanças significativas no curto prazo, enquanto os investidores seguem atentos aos próximos indicadores econômicos.

Cotação dos índices dos EUA

Dow Jones: -0,64%

S&P 500: -0,72%

Nasdaq: 0,61%