A atividade econômica dos EUA entre o fim de maio e o início de julho teve um crescimento leve, disse o Beige Book (Livro Bege) publicado nesta quarta-feira (16). As incertezas políticas e econômicas, principalmente vindas das tarifas, são citadas como fator que influenciou os resultados.
De acordo com o documento, cinco distritos tiveram crescimento econômico modesto, cinco se mativeram estáveis e dois tiveram uma leve queda.
Todos os estados estão experienciando um aumento no valor de insumos devido à política tarifária de Donald Trump, principalmente do aço e dos materiais de construção. Sete relataram o aumento como “moderado” e cinco como “leve”. Muitas das empresas estão repassando parte dos custos aos consumidor, mas a sensibilidade ao preço está limitando e apertando a margem de lucro.
Os empregos aumentaram levemente, com seis distritos relatando ter tido ganhos e dois relatando ter tido perdas. Segundo o documento, as contratações continuam contidas e, algumas empresas, têm recorrido à automação e à IA (Inteligência Artificial). Também foi reportado que a disponibilidade de mão de obra melhorou, mas ainda há falta de trabalhadores qualificados e que a falta de imigrantes está afetando o número de pessoas disponíveis para contratação.
A perspectiva geral sobre a política monetária dos EUA é de neutra a levemente pessimista, com a maioria dos distritos esperando uma atividade estável ou ligeiramente fraca. O Fed mantém a taxa básica de juros entre 4,25% e 4,50%, sem expectativa de cortes antes de setembro.
Trump diz que não planeja demitir Powell do Fed
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (16), que não está planejando demitir o chair do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, mesmo após ter lançado mais uma nova rodada de críticas contra o chefe do banco central dos EUA e se recusou a rejeitar completamente a possibilidade de destituí-lo.
Uma reportagem da Bloomberg, publicada nesta quarta-feira (16), dizendo que o presidente provavelmente demitirá Powell em breve, provocou uma queda nas ações e no dólar, além de um aumento nos rendimentos dos Treasuries.
Trump disse que a reportagem não era verdadeira.