Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa opera em queda em meio a tensões políticas; dólar sobe

Prisão de Bolsonaro e tensão política pressionam o Ibovespa, enquanto dólar segue em alta

Foto: CanvaPro / Ibovespa
Foto: CanvaPro / Ibovespa

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, a B3, opera em queda nesta sexta-feira (18), pressionado pelas operações da Polícia Federal (PF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro pela manhã em Brasília, por ordem do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, pode dificultar as negociações tarifárias.

Por volta das 12:50h (horário de Brasília), o Ibovespa recuava -0,84%, aos 134,424 % segundo dados da B3. 

Já o dólar comercial avançava no mesmo horário, cotado a R$5,56, cotado a +0,30%.

Jair Bolsonaro é preso em nova operação da Polícia Federal

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã desta sexta-feira (18) em uma operação da Polícia Federal autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

A ofensiva faz parte de uma investigação que envolve integrantes do Partido Liberal e apura possíveis tentativas de obstrução de Justiça e ameaça à ordem institucional.

Além da prisão preventiva, as medidas incluem o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, proibição de uso de redes sociais e impedimento de aproximação de embaixadas. 

A avaliação nos bastidores é de que a decisão busca conter um possível risco de fuga diante do acirramento da crise política com os EUA.

A ação marca um novo capítulo na escalada de tensão entre os poderes e ocorre em meio à deterioração do ambiente político, com reflexos diretos sobre o mercado financeiro e o cenário institucional do país.

Cotação dos índices dos EUA

Dow Jones: -0,38%

S&P 500: +0,04%

Nasdaq: +0,10%